Toyota RAV4 Forums banner

Concessionária Agressiva

2 reading
4.9K views 56 replies 24 participants last post by  KeathR  
#1 ·
Olá a todos. Levei meu RAV4 hybrid SE 2022 (50.000 milhas em 3+ anos) à concessionária para a revisão de "vida útil" de US$ 5.000. Já tinha feito isso algumas vezes antes - troca de óleo, rotação, multi-inspeção, com aditivos de manutenção preventiva BG MOA e EPR. Serviço bastante sólido por US$ 150 menos cupons online. Desta vez, eles foram muito exigentes sobre um monte de outros serviços desnecessários neste momento. Recusei todos, mas eles foram extremamente insistentes, ameaçando que isso anularia minha garantia (não comprei lá, mas eles têm sua própria garantia "de vida útil") e me mostraram um gráfico mostrando esses requisitos. Alegaram que era da Toyota - não era - era a lista recomendada pela BG por razões óbvias! Muitos para listar, então estou anexando, mostrando mais de US$ 2.400 em serviços. Feliz por não ter comprado naquela concessionária e sinto pena das pessoas que esperam uma garantia de vida útil - você estaria pagando por um segundo carro quando seguisse todos os requisitos deles!

Attachments

#2 · (Edited)
Não surpreso. Não só o pagamento do barco deles deve estar atrasado, mas também a hipoteca deles!

#4 ·
Olá Dr. Dyno! Rockland County em Nova York. Parte de um grupo automotivo muito grande na área. Nunca tive problemas aqui antes... este consultor de serviço foi exagerado. Tenho garantia vitalícia do trem de força no carro da minha esposa (Ford Fusion AWD) e fico feliz em ter a concessionária fazendo as trocas de óleo e manutenção de rotina. É um 2017 e ela tem apenas 45 mil milhas, mas já fiz a troca do fluido da transmissão, líquido de arrefecimento e fluido de freio (6 anos). Gosto de lhes dar uma gorjeta de vez em quando, mas apenas quando sei que será razoavelmente útil no momento.

Provavelmente começarei a fazer os meus no RAV4 depois deste.

#5 ·
Eu já imaginava que eram táticas de cidade grande. Eles não são nada tímidos. Eles simplesmente sobrecarregam os clientes com besteiras, esperando totalmente que paguem sem questionar. E todos os revendedores do grupo deles provavelmente fazem o mesmo.

#6 ·
Eu disse isso repetidamente: as concessionárias existem para ganhar dinheiro com seus clientes.
Em uma postagem anterior, falei sobre uma representante de serviço que ligava para os clientes apenas para dizer que o carro deles estava pronto.
Veja como: ...Olá, seu carro está pronto, mas notamos que seus freios precisam de limpeza. Gostaria de marcar um horário?...
Em sua mesa havia um disco de freio e pastilhas.
* Desculpe pelo meu inglês.

#7 ·
O item que fez rir foi a taxa de serviço do filtro da bateria híbrida. Verifique esse preço de US$ 399 por uma peça de US$ 10 que pode não precisar de nada além de uma aspiração e 10 minutos de mão de obra no máximo.

Eu visito com uma lista do que quero que seja feito e recuso todos os outros. Eventualmente, eles sabem que não podem me enganar e param com as vendas adicionais.

#16 ·
O item que fez rir foi a taxa de serviço do filtro da bateria híbrida. Verifique esse preço de US$ 399 por uma peça de US$ 10 que talvez nem precise de nada além de uma aspiração e 10 minutos de mão de obra no máximo.

Eu visito com uma lista do que quero que seja feito e recuso todos os outros. Eventualmente, eles sabem que não podem me enganar e param com as vendas adicionais.
Se eles cobram tanto pelo filtro da bateria híbrida, eu adoraria ver o orçamento deles para o filtro de cabine! 😆
Quanto ao fluido de freio e sabendo que a maioria dos concessionários são ladrões, eles provavelmente sugam o fluido do reservatório e o reabastecem, em vez de sangrar as pinças. Eu recomendaria comprar um hidrômetro de fluido de freio da Amazon para testar o teor de umidade do fluido de freio e fazer você mesmo quando for necessário.

#8 ·
Tive as mesmas táticas agressivas que DME21 na concessionária que fez a manutenção do nosso RAV4. Originalmente, venderam-me um contrato de serviço de óleo e filtro vitalício, no qual agora perderam muito dinheiro, pois obviamente nunca esperaram que eu mantivesse este veículo por tanto tempo (14 anos). Mas eles usaram isso para me atrair de volta para o serviço coberto para tentar me apavorar a fazer serviços caros e desnecessários. Eu disse a eles que só faria o que estivesse nos documentos oficiais da Toyota fornecidos quando comprei o veículo novo e eles tentaram me importunar dizendo que esses serviços eram apenas para necessidades básicas e que os serviços da concessionária eram necessários adicionalmente. Acabei com tudo isso ligando para a sede da Toyota e insistindo que fosse colocado em contato com um engenheiro de projeto ou pessoa semelhante, e eles o fizeram. Ele afirmou que o que estava nos documentos de serviço da Toyota era suficiente. Na próxima vez que a concessionária tentou sua tática de venda de serviços, eu disse a eles o que o engenheiro havia declarado e até forneci o nome dele. Sem mais problemas de serviço na concessionária desde então!

#9 · (Edited)
Serviço do Corpo de Borboleta: Provavelmente desnecessário (nunca o fiz, nem uma vez, em nenhum dos meus veículos). Não acho que seja algo que você deva procurar, a menos que o carro funcione de forma irregular.

Troca do fluido de freio: Provavelmente desnecessária a 50.000 milhas, a menos que o fluido pareça descolorido. Talvez a 100.000 milhas para garantir.

(Não sei o que é BG) Serviço de injeção de combustível: Provavelmente desnecessário, especialmente se você usar gasolina Top Tier; nunca o fiz.

Troca do fluido de arrefecimento: Provavelmente desnecessária a 50.000 milhas; fiz a troca do meu a 100.000 milhas.

Troca do fluido da transmissão e o item a seguir: Substituição do fluido do diferencial dianteiro, diferencial traseiro e caixa de transferência: O RAV4 Hybrid não possui caixa de transferência, e se bem me lembro, o diferencial dianteiro é a mesma unidade da "transmissão" ("transaxle" na terminologia da Toyota).

Serviço do filtro da bateria híbrida: esses filtros custam $10-15 cada e podem ser substituídos com o mesmo esforço e conhecimento que se precisa para substituir um saco de filtro descartável em um aspirador de pó. Veja abaixo minha fatura da nossa concessionária para os filtros.

Serviço de líquido de arrefecimento híbrido: provavelmente desnecessário a 50.000 milhas. Acho que o meu foi feito a 110.000 milhas.

Divulgação: Eu nunca tive um RAV4 Hybrid, então minhas observações e recomendações são baseadas no Sienna AWD-e 2021, cujo trem de força é quase idêntico ao do RAV4 Hybrid. Fiz a troca dos seguintes fluidos a 110.000 milhas e foram (1) Transaxle, (2) Líquido de arrefecimento, (3) Líquido de arrefecimento dos componentes híbridos, (4) Diferencial traseiro. Se bem me lembro, custou cerca de $650,00.

Image

#10 ·
Obrigado a todos! Sim - o serviço do filtro da bateria híbrida foi o meu favorito pessoal! Eu tenho aspirado, mas com base no feedback acho que vou substituí-lo. BG fabrica 44K e outros produtos - boa qualidade. Este é o material que eles usariam para o tratamento: BG Platinum Air Intake, Valve and Combustion Cleaner PN 261 - cerca de 60 $ na Amazon. Farei os fluidos do trem de força entre 60k e 90k, como a maioria das pessoas aqui recomenda. Líquido de arrefecimento (ambos) a 100k ou 6 anos. Use apenas Shell Top Tier, exceto para BJs ocasionais, que também são Top Tier. Acabei de colocar uma garrafa de Redline de qualquer maneira, pois não pode prejudicar. O engraçado sobre este lugar é que eles usam BG MOA e CF5 em todos os serviços - o que significa que você nunca precisará dessas opções extremas!

#18 ·
Concordo com Dimitrij, exceto quanto ao fluido de freio. Eu recomendaria trocá-lo a cada 2-3 anos, antes que descolora, juntamente com a lubrificação dos pinos da pinça.
Esse é o meu ponto também com o fluido de freio. Se estiver descolorido, é tarde demais. O fluido de freio é higroscópico, ele puxa água do ar. Compre um testador (Link no post #16) e faça a sangria quando o teor de umidade ficar alto. O teste é uma simples imersão no fluido. DougNuts está certo, em que, em média, isso leva cerca de 2-3 anos.

#19 ·
Sim, as concessionárias estão ficando loucas em todos os lugares. Levei meu Rav4 para uma troca de óleo rápida aqui na Europa, onde moro. Eu faria uma viagem de ida e volta de um país, atravessando outro, e para meu destino final para uma estadia de uma semana. Depois daria a volta e voltaria. Tudo junto cerca de 40 horas. De condução, incluindo trânsito. Então, você pode entender por que eu queria uma troca de óleo antes de sair. O departamento de serviço estava convicto de que eu não precisava de uma troca de óleo ou que eu estava sequer devendo uma troca de óleo, que eu estava desperdiçando dinheiro, e mesmo que eu peça uma, a troca de óleo não é devida por mais 10.000 milhas. o_O Então eles me disseram isto, se eu fizer uma troca de óleo, isso anulará minha garantia. Então, eu disse a eles que não conheço nenhuma concessionária que se recuse a não aceitar o dinheiro de um cliente e que cancelará a garantia de um cliente. Nenhuma!!! Eu ainda fiz a troca de óleo e me mudei para outro país onde o atendimento ao cliente foi excepcional na concessionária Toyota local e eles me deram uma garantia de um ano pelo serviço que me prestaram. :D

#21 ·
Olá a todos. Então, levei meu RAV4 hybrid SE 2022 (50.000 milhas em 3+ anos) à concessionária para o serviço "vitalício" de $ 5K. Já tinha feito isso algumas vezes antes - troca de óleo, rotação, multi-inspeção, com aditivos preventivos BG MOA e EPR. Serviço bastante sólido por $ 150 menos cupons online. Desta vez, eles foram muito exigentes sobre um monte de outros serviços desnecessários naquele momento. Recusei todos, mas eles foram extremamente insistentes, ameaçando que isso anularia minha garantia (não comprei lá, mas eles têm sua própria garantia "vitalícia") e me mostraram um gráfico mostrando esses requisitos. Alegaram que era da Toyota - não era - era uma lista recomendada pela BG por razões óbvias! Muitos para listar, então estou anexando-a mostrando mais de $ 2.400 em serviços. Feliz por não ter comprado naquela concessionária e sinto pena das pessoas que esperam uma garantia vitalícia - você pagaria por um segundo carro quando seguisse todos os requisitos deles!
Ah sim, experimentei uma lista muito semelhante quando levei o meu para a verificação de 30.000 milhas. Assim como você, rejeitei a lista, pois o cronograma de manutenção da Toyota não inclui nenhum desses itens. Eles também fizeram a mesma coisa sobre o fluido da caixa de transferência que precisava ser trocado. Um híbrido não tem caixa de transferência. São apenas os veículos a gasolina, com tração nas quatro rodas, que a têm. Assim como você, rejeitei a oferta e também disse a eles o que pensava sobre o marketing agressivo deles. Acabei fazendo a inspeção de 30k em casa e fiz praticamente todas as inspeções desde então. Haverá um momento em que precisarei da manutenção da Toyota, e terei que ir lá, mas talvez eu tente outra concessionária também.

Algo que notei é que minha concessionária se tornou muito mais agressiva desde 2020. Comprei uma Tundra nova em 2019, e meu Rav 4 hybrid no final de 2019. A experiência de compra foi diferente entre as duas compras, e o marketing para o serviço tornou-se muito mais agressivo logo após eu comprar o RAV. Parece ser um problema da rede de concessionárias. Se é sancionado pela Toyota ou não, eu não sei.

Interessantemente, um amigo comprou um Prime há alguns anos e sua esposa o usa para ir e voltar do trabalho. Ela o levou à mesma concessionária para a verificação de 5k necessária, e foi assaltada com uma litania de coisas, incluindo alinhamento de rodas e serviço do sistema de ar condicionado que totalizaram mais de $ 1.200 que também não eram necessários. Ah, a coisa do fluido de freio: também me disseram isso. Comprei um testador de umidade de fluido de freio de $ 12 na Amazon e verifiquei ambos os meus veículos. Nenhum deles mostrou umidade no fluido. Eu tinha uma lata parcialmente usada de fluido de freio de motocicleta que havia sido aberta e deixada por anos, com a tampa. Testou positivo para umidade, como eu esperava.

Então sim, isso é uma coisa e me incomoda imensamente.

Juntamente com o marketing agressivo: Fui até o topo para que a concessionária local parasse de ligar e pressionar por manutenção, e parasse de enviar e-mails e postar coisas de serviço. Parou por mais de um ano, mas agora começou de novo e as ligações chegam quase uma vez por semana agora.

#22 ·
Sim. Fora de controle. Contatei o Toyota Brand Engagement. Esta foi a resposta deles:

Em resumo, a Toyota Motor Sales, USA Inc. e a Toyota Motor Corporation permitem 'Serviços Suplementares' durante a manutenção/reparação de qualquer produto Toyota somente quando expressamente recomendado num boletim de serviço técnico ou no nosso cronograma de manutenção. É importante seguir os serviços recomendados listados no seu guia de garantia e manutenção. A Toyota pode negar a cobertura da garantia se o seu veículo ou uma peça falhar devido a abuso, negligência, manutenção inadequada ou modificações não aprovadas.

O Guia de Garantia e Manutenção contém um Registro de Manutenção e outras informações relativas aos serviços recomendados pela Toyota para os seus veículos em condições normais e especiais de operação. Consulte o seu WMG para obter detalhes adicionais. Conforme observado, o seu concessionário pode recomendar intervalos de manutenção mais frequentes ou mais serviços de manutenção do que os listados no WMG.

Eles não parecem excessivamente preocupados. Também dei uma avaliação de uma estrela à concessionária, mas informei que o técnico fez o trabalho aprovado corretamente. Encomendei o filtro da bateria híbrida (US$ 21 com frete incluído) com base no feedback de todos.

É ótimo ter um técnico profissional neste fórum; isso me tranquiliza!

#25 ·
Tendo estado na indústria por mais de 40 anos, posso dizer-lhe que nos últimos 15 anos as concessionárias colocaram uma pressão enorme nos departamentos de serviço para produzir e gerar mais vendas. O não cumprimento disso muitas vezes resulta na demissão de funcionários, daí as táticas de vendas agressivas. Concordo totalmente que é totalmente injusto e que a maioria dos serviços não é necessária, portanto não são obrigatórios.

#26 ·
Olá a todos. Então, levei meu RAV4 hybrid SE 2022 (50.000 milhas em mais de 3 anos) à concessionária para o serviço "vitalício" de $ 5.000. Já tinha feito algumas vezes antes - troca de óleo, rotação, multi-inspeção, com aditivos de manutenção preventiva BG MOA e EPR. Serviço bem sólido por $ 150 menos cupons online. Desta vez, eles foram muito exigentes sobre um monte de outros serviços desnecessários neste momento. Recusei todos, mas eles foram extremamente insistentes, ameaçando que isso anularia minha garantia (não comprei lá, mas eles têm sua própria garantia "vitalícia") e me mostraram um gráfico mostrando esses requisitos. Alegaram que era da Toyota - não era - era uma lista recomendada pela BG por razões óbvias! Muitas para listar, então estou anexando, mostrando mais de $ 2.400 em serviços. Feliz por não ter comprado naquela concessionária e sinto pena das pessoas que esperam uma garantia vitalícia - você pagaria por um segundo carro quando cumprisse todos os requisitos deles!
Não é óbvio? Serviço de filtro híbrido. $ 399. Desparafuse, remova, sopre com ar, coloque de volta, coloque o parafuso de volta. 10 minutos no máximo.

#28 ·
Meu concessionário recomendou 2.700,00 $ de manutenção. Mais de 700,00 $ para trocar uma válvula PCV. Talvez eu devesse fazer isso? 56.000 milhas em um tab4 híbrido de 2016.
Eu não vou à concessionária para nenhuma manutenção ou reparo. Paguei 700 $ pela bomba de água e serviço de ar condicionado há alguns anos em um Highlander V6 2013 apenas porque levou muitas horas para chegar até ela.
Agora, a válvula PCV não está na lista preventiva e só é substituída quando falha.

#30 ·
Olá a todos. Então, levei meu RAV4 hybrid SE 2022 (50.000 milhas em mais de 3 anos) à concessionária para o serviço "vitalício" de US$ 5.000. Já tinha feito isso algumas vezes antes - troca de óleo, rotação, multi-inspeção, com aditivos de manutenção preventiva BG MOA e EPR. Serviço bastante sólido por US$ 150 menos cupons online. Desta vez, eles foram muito exigentes sobre um monte de outros serviços desnecessários neste momento. Recusei todos, mas eles foram extremamente insistentes, ameaçando que isso anularia minha garantia (não comprei lá, mas eles têm sua própria garantia "vitalícia") e me mostraram um gráfico mostrando esses requisitos. Eles alegaram que era da Toyota - não era - era uma lista recomendada pela BG por razões óbvias! Muitas para listar, então estou anexando, mostrando mais de US$ 2.400 em serviços. Feliz por não ter comprado naquela concessionária e sinto pena das pessoas que esperam uma garantia vitalícia - você pagaria por um segundo carro quando seguisse todos os requisitos deles!
Eu sugiro enviar essa planilha de preços para a diretoria da Toyota e também reclamar sobre as práticas deles. Eu também pediria à concessionária a justificativa das necessidades de que era da Toyota no papel e enviaria isso também para a diretoria da Toyota.

#31 ·
Eu sugeriria enviar essa planilha de preços para a sede da Toyota e também reclamar de suas práticas. Eu também pediria ao concessionário a justificativa de necessidade por escrito, que veio da Toyota, e enviaria isso também para a sede da Toyota.
Nada que a sede possa fazer. Cada concessionário é independente e não está sob o controle da sede da Toyota. A única coisa que pode ser feita é postar a experiência em todas as mídias sociais para que as pessoas não comprem carros deles. Quanto menos carros eles venderem, menos carros eles receberão.

#32 ·
Atualização. O Engajamento queria que eu respondesse ao e-mail deles. Perguntei se existia um documento que ajudasse na tomada de decisões para itens além do manual. Nada disso - temos que confiar nesses fóruns para nos ajudar. Aqui está parte da resposta, desnecessário dizer que nenhuma inspeção foi feita, apenas um gráfico:

Para quaisquer serviços recomendados que não estejam listados no seu guia de garantia e manutenção, recomendamos que fale com o seu concessionário local, que lhe fornecerá recomendações com base numa inspeção do seu veículo para os serviços recomendados.

Exigirei resultados de inspeção daqui para frente!