Toyota RAV4 Forums banner

Mensagem de carregamento da bateria

2 reading
35K views 20 replies 10 participants last post by  Rav4-21  
#1 ·
Eu tive uma mensagem de carregamento da bateria que aparecia intermitentemente ao dirigir um modelo a gasolina Rav4 2024. O carro ficou sem ser usado por alguns dias. O que essa mensagem significa e poderia ser um problema elétrico? Obrigado.

#4 ·
Eu tive uma mensagem de carregamento da bateria que aparecia e desaparecia enquanto dirigia um modelo a gasolina Rav4 2024. O carro ficou sem ser dirigido por alguns dias. O que essa mensagem significa e poderia ser um problema elétrico? Obrigado.
A mensagem era "carregando a bateria".
O Manual do Proprietário de 2021 para modelos a gasolina diz na página 650 que a tela MID exibirá uma mensagem de aviso "Mau funcionamento do sistema de carregamento". Na página 638, ele mostra o símbolo da luz de aviso de uma bateria e diz que significa um mau funcionamento do carregamento se isso acender no seu painel. Não há nada sobre apenas uma mensagem intermitente de "carregamento da bateria". Se o seu fizer isso novamente, você deve fazer uma das duas coisas - o que for mais conveniente: 1. Vá ao revendedor e peça para verificar a saúde da sua bateria e o carregamento do alternador (você está na garantia) ou 2. Vá à Autozone ou a outra loja de peças - eles testarão a bateria gratuitamente.

#5 ·
Sendo de 2024, eu diria que é melhor ir direto ao revendedor, o que quer que a Autozone ou O Reillys digam ou encontrem, eu ainda levaria ao revendedor e o serviço lá fará sua própria inspeção/avaliação de qualquer maneira. Se a garantia expirou, a outra loja de peças seria então uma boa opção, na minha opinião.

#7 ·
A mensagem "Carregando a bateria" não é incomum no meu 23LE ICE.
Página 308 no manual:
Todos devem SEMPRE ler o Manual do Proprietário que veio com o carro... é o PRIMEIRO lugar para ir se você encontrar mensagens estranhas ou luzes de advertência. Há um índice no final. Cada manual pode ter algumas diferenças entre os anos de modelo e os manuais de gasolina e híbridos também serão diferentes.

#8 ·
No ano passado, tive um problema semelhante no meu ICE de 2020. Ficou tão ruim que a mensagem "Carregando a bateria" era exibida o tempo todo, e o recurso Start Stop nunca entrava em ação. O carro também não ligava de manhã em algumas ocasiões porque a bateria havia descarregado durante a noite. Eu troquei a bateria, mas isso não resolveu o problema.

Finalmente, alguém neste fórum postou dizendo que poderia ser causado por um problema abordado pelo T-SB-0089-21, que era uma atualização de software para o Módulo de Comunicação de Dados. Levei ao revendedor, eles instalaram a atualização e o problema desapareceu.

Não sei se isso ainda é um problema em 2024, mas pode valer a pena perguntar sobre isso na concessionária.

Attachments

#9 ·
Acabei de comprar um RAV 4 2021, troquei a bateria (OEM era de 2020) para AGM Optima Yellow Top e ainda quando a bateria cai abaixo de 90 por cento, de acordo com o testador Solar BA-9, primeiro o sistema Start and Stop para de ativar, então, à medida que a bateria descarrega mais, a mensagem de carregamento da bateria aparece. Não dirigir um carro por alguns dias descarrega a bateria. Dirigir o carro em curtas distâncias descarrega a bateria. A única solução que encontrei é dirigir muito (e todos os dias) para que o alternador aumente a carga e/ou obter um carregador/mantenedor de bateria e conectar a cada poucos dias. Eu não tinha ideia de que comprei um Tesla ;) Existe um T-SB-0089-21 para 2020-2021, mas as pessoas têm relatado o mesmo problema reaparecendo mesmo após a atualização do firmware DCM. Eu preferia roer meu braço do que ir à concessionária para obter alguma enrolação e uma oferta para substituir uma haste johnson por 3 pagamentos fáceis de $99,99.

#18 ·
Acabei de comprar um RAV 4 2021, troquei a bateria (OEM era 2020) para AGM Optima Yellow Top e ainda quando a bateria cai abaixo de 90 por cento, de acordo com o testador Solar BA-9, primeiro o sistema Start and Stop para de ativar, então, quando a bateria descarrega mais, a mensagem de carregamento da bateria aparece. Não dirigir um carro por alguns dias descarrega a bateria. Dirigir o carro em curtas distâncias descarrega a bateria. A única solução que encontrei é dirigir muito (e todos os dias) para que o alternador aumente a carga e/ou obter um carregador/mantenedor de bateria e conectar a cada poucos dias. Eu não tinha ideia de que comprei um Tesla ;)
Existe um T-SB-0089-21 para 2020-2021, mas as pessoas têm relatado que o mesmo problema reaparece mesmo após a atualização do firmware DCM.
Eu preferiria mastigar meu braço do que ir à concessionária para receber uma volta e uma oferta para substituir uma haste johnson por 3 pagamentos fáceis de $99,99.
Eu vou apenas compartilhar isso com você...
Quando peguei meu Mazda MX-5, coloquei um Yellow top R51 ou 51-R, como era, durou pouco mais de 3 anos, a Oreily auto parts não vendia mais aquela bateria, então coloquei uma Nova Sob Garantia Oreilly, AGM. Sem custo.

Pouco mais de 3 anos depois, morreu, sem garantia, então agora tenho uma Nova Bateria NAPA AGM, estava em promoção e também tinha um reembolso. Eu geralmente tenho o carro em um Smart Charger, os Oreillys morreram porque deixei uma luz acesa no caminhão porque minha mulher colocou a tampa para baixo, mas não a travou. Então Bateria Morta. Eu não consegui trazê-la de volta.

Eu amava meu Yellow top, sem fumos, Deep Cycle. Mas a qualidade deles simplesmente não estava lá, não tinha aviso, apenas funcionou um dia e morreu no dia seguinte. Baterias como tudo mais dobraram.

Boa sorte com o seu, espero que dure 10 anos ou mais.

#10 ·
Meu 2020 ainda descarrega a bateria durante a noite, mas o problema não é tão grave agora. Tenho um pequeno voltímetro/carregador ligado à minha porta de acessórios e consigo ver a voltagem da bateria a diminuir quando deixo o carro por mais algumas horas. Muitas vezes entro no carro de manhã e vejo uma voltagem de 11,9, ou se o deixar por mais de um dia, 11,8. Mas já não está a causar problemas. Antes da atualização do software, deixar o carro durante a noite muitas vezes deixava a bateria em 11,3, onde ligá-lo era marginal.

Os carros são agora telemóveis com rodas. Eles nunca estão desligados, mas estão constantemente a falar com a Nave-Mãe para carregar os nossos dados. Duvido que se possa comprar um carro hoje em dia que não faça isso.

A minha solução é transportar o meu carregador de bateria de arranque do carro em todos os momentos para que eu possa ligar o carro quando a bateria estiver descarregada. É uma situação triste, mas é o que temos hoje em dia.

#20 ·
O meu 2020 ainda descarrega a bateria durante a noite, mas o problema não é tão grave agora. Tenho um pequeno voltímetro/carregador ligado à minha porta de acessórios e consigo ver a tensão da bateria a diminuir quando deixo o carro por mais algumas horas. Muitas vezes entro no carro de manhã e vejo uma tensão de 11,9, ou se o deixar por mais de um dia, 11,8. Mas já não está a causar problemas. Antes da atualização do software, deixar o carro durante a noite muitas vezes deixava a bateria em 11,3, onde ligá-lo era marginal.

Os carros são agora telemóveis com rodas. Eles nunca estão desligados, mas estão constantemente a falar com a Nave-Mãe para carregar os nossos dados. Duvido que se possa comprar um carro hoje em dia que não faça isso.

A minha solução é transportar sempre o meu carregador de bateria de arranque do carro para poder ligar o carro quando a bateria estiver descarregada. É uma situação triste, mas é o que temos hoje em dia.
Ou talvez pudessem começar a equipar os carros com baterias de maior capacidade. Caso contrário, o "Autostop" não é mais do que um incómodo, um grande passo de lado na tecnologia.

#11 ·
Concordo plenamente com um carregador de arranque, comprei um portátil que também posso usar como power bank. A Toyota deveria realmente colocar baterias AGM que permitem uma descarga mais profunda: 11,8 V significa que a bateria está com 40%.
Os mantenedores de bateria são uma solução, mas se você mora em um apartamento como eu, boa sorte em encontrar uma tomada para conectar, eu carrego no trabalho e aguento as piadas de comparação da Tesla da equipe.

#12 ·
A Toyota deveria realmente colocar baterias AGM que permitem uma descarga mais profunda
Depois de atingir mais de 3 anos em um RAV de 5ª geração, você deve começar a contemplar a substituição da Clarios EFB por uma AGM de reposição.
Eu costumo entrar no carro de manhã e ver uma voltagem de 11,9, ou se eu deixo por mais de um dia, 11,8. Mas não está mais causando um problema.
Eu costumo não dirigir por mais de uma semana. Meu EFB Clarios 12V no meu modelo a gasolina '21 está SEMPRE em 11,9 volts pela manhã antes de ligar... e tem sido assim por anos. SEMPRE ligou. Ele sobe para mais de 12,1V depois de dirigir.
Acabei de comprar um RAV 4 2021, troquei a bateria (OEM era 2020) por AGM Optima Yellow Top
Não dirigir um carro por alguns dias descarrega a bateria. Dirigir um carro em curtas distâncias descarrega a bateria.
Meu XLE a gasolina 2021 NUNCA fez isso e eu não dirijo por vários dias a uma semana às vezes. Você realmente precisa fazer um teste no seu alternador e fazer esse TSB de Drenagem da Bateria/DCM.

Attachments

#13 ·
A minha solução é carregar o meu pack de bateria de arranque do carro em todos os momentos para que eu possa ligar o carro quando a bateria descarregar. É uma situação triste, mas é o que temos hoje em dia.
Definitivamente concordo com um arrancador,
Eu sempre carrego um NOCO GB40 no meu RAV. Comprei-o no Walmart no caminho para casa depois de comprar o novo Toyota em 2021. A maioria dos utilizadores deste fórum em 2019-2021 estava ciente do problema contínuo de descarga da bateria DCM e aprendeu a transportar arrancadores no caso de o problema surgir. Não se ouve falar muito do problema hoje em dia porque foi resolvido pelo TSB e na maioria dos carros na linha de montagem até 2021.

#14 ·
Não dirigir um carro por alguns dias descarrega a bateria. Dirigir um carro em curtas distâncias descarrega a bateria.
Meu XLE a gasolina 2021 NUNCA fez isso e eu não dirijo por vários dias a uma semana às vezes. Você realmente precisa fazer um teste no seu alternador e fazer o TSB de Drenagem da Bateria/DCM.
Estou sendo drástico ao dizer "descarrega", não descarrega completamente, mas acabei de testar a bateria com BA-9 e a mensagem é "OK, recarregue", a voltagem é 12,4, SOH 100, mas SOC é 77%
Coloquei-o no carregador Optima para carregá-lo e condicioná-lo, ele atingirá 100% em cerca de uma hora e outra hora para condicionar, então ele muda para manter.

Isso é uma semana após a última recarga e dirigindo cerca de 10-15 milhas por dia, então nada mal

O alternador está emitindo 14,1 volts e o sistema de carregamento está OK de acordo com o BA-9 - adoro esse pequeno gadget
Não tenho dúvidas de que mesmo com 11,5 RAV ainda vai ligar, o meu provavelmente chegaria a esse nível depois de ficar parado por algumas semanas.
Tenho um Jump-n-carry portátil, então não preciso deixar o jump starter no carro em um dia quente, os de chumbo-ácido pesam uma tonelada para carregar.

A última vez que confiei meu carro a uma concessionária, as coisas estavam tortas e os clipes quebrados e tudo o que eles tinham que fazer era substituir (ou desarmar 💥) o Takata do lado do passageiro.

Eu amo Toyotas, mas na minha opinião, um pouco mais de cuidado e perfeccionismo ajudariam muito a manter o princípio Kaizen.