A menos que a Toyota esteja trabalhando em uma solução há anos e esta também seja uma prioridade pessoal do CEO da Toyota, Koji Sato, não acho que nada mudará para ajudar os atuais proprietários da Toyota mais do que band-aids de suporte de metal. Existem muitas barreiras. As pessoas não conseguem obter seu segundo chaveiro devido às suas Toyotas compradas durante a pandemia. Por que a Toyota faria algo caro proativamente para os clientes atuais, já que eles já têm nosso dinheiro? As pessoas teriam que ameaçar não comprar mais Toyotas até que consertem a segurança.
O "Cálculo da Negligência", é explicado no filme Fight Club por Tyler Durden quando ele fala sobre a "fórmula de recall de carros". Qual é o custo mensurável para a Toyota de alguns carros roubados? Desprezível. Os custos de roubo de carros são suportados pelos proprietários de carros e seguradoras.
As coisas precisam ficar loucas ao nível dos roubos de carros Kia Hyundai com cabos USB para se tornarem um fator na fórmula de recall de carros.
A segurança geralmente não é um recurso que um vendedor pode vender. Segurança é algo muito complicado de explicar. Primeiro você tem que convencê-los de que é um problema, então você pode vendê-lo para eles. Mas para convencê-los de que existe um problema de segurança, você tem que anunciar que seu produto é primeiro defeituoso.
Portanto, questões de segurança não são algo discutido em produtos de consumo.
Quando chegar a hora do chefe da Toyota dizer a seus engenheiros para fazer algo, o chefe direcionará recursos para consertar a segurança ou construir novos recursos? O vendedor pode vender mais carros se tiver um novo recurso como controle de cruzeiro adaptativo, porta-copos maiores, mais cavalos de potência, etc., então o chefe sempre faz com que os engenheiros criem novos recursos de luzes piscando.
Firewalls CAN-BUS vendidos por terceiros são, na verdade, uma barreira para consertar porque são onerados por patentes e trolls de patentes. Esses firewalls CAN-BUS de terceiros também são band-aids adicionando outra camada de sujeira em cima da porcaria existente sem corrigir o problema subjacente.
CAN-BUS geralmente não tem segurança, então qualquer coisa que se conecte fisicamente, desde que saiba quais sinais enviar, pode dizer coisas como eu sou um olá, eu sou um farol ou olá, eu sou um pedal do acelerador ou eu sou um alto-falante bluetooth. Não há fonte de segurança para autenticar que você é quem você diz ser. Também não há autorização que restrinja qualquer módulo conectado ao barramento CAN de enviar comandos como a chave é detectada, ou ligar o motor, pressionar o pedal do acelerador e acelerar. É assim que a ferramenta de hack "jbl emergency start" explora o canbus para desbloquear esses carros.
Muitas ferramentas baratas para o entusiasta DIY hackear o canbus se você não quiser gastar milhares de dólares na ferramenta pré-fabricada.
CAN stands for Controller Area Network.This article will cover all about CAN BUS from Introduction to CAN BUS, and why do we use CAN BUS protocol and CAN BUS vs OBD2.
www.seeedstudio.com
Mesmo que a Toyota tivesse projetos adicionando dispositivos seguros e um novo protocolo de rede de carro seguro que substitui o CAN-BUS inseguro, é uma quebra da cadeia de suprimentos que muda logisticamente, com os carros antigos e mais novos não sendo compatíveis, causando encargos para a Toyota e seus fornecedores.
Talvez faça lobby para que seu governo aprove mais uma lei de babá para forçar a Toyota a fazer algo sobre segurança. O governo aprovou leis de cinto de segurança que ninguém queria e requisitos de emissões que ninguém queria para a venda de veículos novos, então o governo poderia exigir segurança que a Toyota não quer