Em relação ao sistema AWD Híbrido 2021 - se a bateria traseira acabar, as rodas traseiras não terão energia e não haverá AWD. Isso é possível? Em outro fórum, alguém respondeu que o motor a gasolina recarregará a bateria traseira sempre que a bateria traseira ficar fraca - como 20%. Se eu dirigir 20 milhas a 10 mph sobre areia, não quero que o AWD falhe.
Essa preocupação já foi levantada antes, mas não acho que ninguém realmente tenha testado para ver o que acontece.
No pior dos casos, é provavelmente possível descarregar completamente a bateria. O gerador (MG1) pode produzir até 31 kW de potência, enquanto a traseira consome até 40 kW. Portanto, para girar as rodas traseiras com potência máxima, é preciso extrair pelo menos 9 kW da bateria. Há uma bateria de 1,6 kWh, então isso pode durar menos de 11 minutos. E, na prática, é menos da metade disso (a bateria geralmente mantém uma carga em torno de 50 a 75% e não pode descarregar completamente para evitar danos, e a energia também é usada na frente).
No entanto, não é assim que o sistema funciona na prática. As rodas traseiras não estão simplesmente funcionando constantemente com potência máxima o tempo todo. O AWD é sob demanda, o que significa que as rodas traseiras só aplicarão energia quando houver derrapagem. E isso não vai ser necessariamente potência total, também. Contanto que a potência média permaneça abaixo de 31 kW, o gerador será capaz de acompanhar e manter um nível mínimo de potência na bateria.
Procure o vídeo de Alex on Autos sobre reboque com o RAV4 híbrido. Não é exatamente a mesma coisa, mas deve mostrar o que quero dizer. O reboque também exige mais do sistema elétrico, adicionando energia extra para subir as colinas, etc., e uma coisa que ele observa é como o nível da bateria é mantido.
Então, o que aconteceria se você de alguma forma ficasse com o nível da bateria tão baixo? Eu adoraria que alguém testasse isso! É teoricamente possível que o AWD funcione sem nenhuma bateria (basta executar a energia diretamente do gerador para o motor), apenas com potência máxima reduzida, e me pergunto se o sistema elétrico da Toyota suporta isso. Também me pergunto quais proteções e contingências a Toyota implementou para isso (ele funcionaria com capacidade reduzida, lançaria códigos de erro, etc.?).
Eu não me preocuparia com isso. É teoricamente possível, mas não em nenhuma situação que você encontrará no mundo real.