Toyota RAV4 Forums banner

O motor não pega

1 reading
1.9K views 12 replies 6 participants last post by  Yota_man  
#1 ·
Estou trabalhando em um RAV4 '08 e estou recebendo os dois códigos a seguir:
P0101 Sensor de Fluxo de Ar em Massa ou Volume "A"
Faixa/Desempenho do Circuito
P0171 Sistema Muito Magro Banco 1

O carro dá a partida, mas simplesmente não pega. Até o momento, fiz tudo o que se segue e não obtive nenhum resultado.

• substituí as velas de ignição
• troquei as bobinas por bobinas que funcionam
• substituí a válvula pcv
• limpei e também troquei por um sensor MAF que funciona
• remontei e inspecionei visualmente a entrada de ar e as mangueiras
• limpei o corpo da borboleta
• o motor de partida gira a polia da manivela
• tensão da bateria ~12,25
• meio tanque de gasolina restante
• Fiz um teste de faísca com a bobina e 🪛 e obtive uma faísca de cor âmbar
• Testei os fusíveis quanto à continuidade. Verifiquei visualmente os fusíveis maiores.
• O sensor O2 não deve impedir que o carro ligue. Desconectei meu '08 rav4 pessoal e consegui ligá-lo
• borrifei fluido de partida no coletor de admissão e nem tenta ligar

Estou perplexo neste ponto. Há mais alguma coisa que você pode me recomendar para verificar?
Obrigado

#5 ·
Eu descartei a bomba de combustível porque o motor nem sequer tentou ligar quando borrifei o fluido de arranque no coletor de admissão. Disseram-me que uma faísca de cor âmbar da bobina era uma faísca fraca e deveria ser azul.
Âmbar?
Acabei de tirar as velas OEM com 55 mil milhas, todas são de um âmbar-castanho médio.
Azul? Por que azul, o que significa azul?
Há muitas razões pelas quais ele não vai ligar. Pode ser um sensor de cambota defeituoso, um sensor de came defeituoso ou ambos. Você também precisa verificar isso.

A verificação da pressão do combustível é obrigatória.

Um 2008. Ele ficou parado?
Os injetores de combustível podem ficar presos.
Meça os ohms de cada injetor.

Não tenho certeza se confiaria no fluido de arranque para fazê-lo ligar.

#4 ·
Verifique primeiro a voltagem da bateria.
Ela precisa ter pelo menos 12,2 volts

Sim, para a faísca, ela deve ser azul branca na cor da faísca.
Um testador de faísca como este funciona bem, ele é calibrado em KV

Tente uma injeção de combustível na admissão para ver se ele liga.
Se ligar, verifique a pressão na flauta de combustível.

De lá, você vai para os drivers do injetor para uma verificação.
Eu gosto desta ferramenta
luz do nó de injeção de combustível
Você pode ver o pulso do injetor com uma luz.

#6 ·
Ok pessoal, eu estava casualmente olhando para os recursos e notei que apenas o limitado (talvez esportivo também) veio com um imobilizador. No mesmo dia, depois que limpei o sensor maf, fui e mandei fazer uma chave reserva. Eu a programei com o plugin obd2 da Walmart, assim como fiz com meu rav4 base pessoal. No entanto, embora as funções de bloqueio/desbloqueio tenham funcionado na chave, ela ainda precisa de mais programação. Quando peguei a chave original e usei, ela ligou imediatamente.
Obrigado pela informação. Eu estava prestes a ir comprar um monte de ferramentas de teste e solucionar problemas, ufa.

#8 ·
Ok, pessoal, então eu estava casualmente olhando para os recursos e notei que apenas o limitado (talvez esportivo também) veio com um imobilizador do motor. No mesmo dia, depois que limpei o sensor maf, fui e mandei cortar uma chave reserva. Eu a programei com o plugin obd2 da Walmart, assim como fiz com meu rav4 base pessoal. No entanto, embora as funções de bloqueio/desbloqueio tenham funcionado na chave, ela ainda precisa de mais programação. Quando peguei a chave original e a usei, ela ligou imediatamente.
Obrigado pela informação. Eu estava prestes a ir comprar um monte de ferramentas de teste e solucionar problemas, ufa
Usar uma chave reserva que não teve o transponder registrado no carro fará com que ele gire, mas não dê partida. O imobilizador impedirá que a bomba de combustível e/ou os injetores de combustível funcionem. Borrifar fluido de partida deveria ter dado uma tentativa de partida? Faíscas de cor laranja são uma faísca mais fraca do que faíscas de cor azul. Mas, ainda deve funcionar. Bateria em 12,25 volts é uma bateria fraca. Bateria cheia deve ter cerca de 12,5 volts. E a voltagem deve permanecer acima de 9,5 volts durante a partida do motor. Caso contrário, pode causar uma falha na partida. Então, o pequeno detalhe sobre o uso de uma chave reserva .... ???