Toyota RAV4 Forums banner
1 - 12 of 12 Posts

kathy

· Registered
7 Posts
Discussion starter · #1 ·
Olá, sou novo aqui. Hoje, levamos nosso RAV4 2.5 de 2009 para a cidade. Sem problemas, voltamos do consultório médico, demos partida no carro, a luz do motor e a luz do óleo acenderam. O motor do carro estava barulhento, suavizou um pouco, foi para a marcha a ré, o carro desligou. Reiniciou, parecia ok, dirigindo devagar na cidade abaixo de 2000 RPM, começou a funcionar mal, a luz do óleo piscando. Ia fazer a troca de óleo (parte do plano original), entrou na baia, o carro está funcionando mal, ruído na parte superior do motor, o carro às vezes acelera sozinho até a marca de 2000 RPM, o motor suaviza. Mas tenho que manter o pé no freio para que a aceleração não sacuda o carro para frente. Troca de óleo Mobil Synthetic 0-20 como de costume. Sai de lá, liga na hora, mas funciona um pouco mal, sai da baia, sai da entrada, leva o carro acima de 2000 RPM, sem ruído, funcionando suavemente. Vai para o próximo lugar, sai, liga o carro, parece estar funcionando bem, volta e o carro abaixo de 2000 RPM funcionando mal, a luz do óleo piscando. A luz do motor acende continuamente, a luz da tração nas quatro rodas acende continuamente, a luz do controle de tração acende continuamente e o controle de cruzeiro não permanece ligado ou não funciona.

WTF? Eu dirigi este carro ontem sem problemas! Nunca tivemos problemas com ele. Marido diz que age como se houvesse pouco óleo na parte superior do motor. Alguma sugestão ou já ouviu falar disso antes? Colocando na máquina amanhã para obter códigos, tarde demais hoje à noite.

Componentes VVT com falha, principalmente o solenóide de sincronização variável das válvulas, seria o meu palpite, o simples facto de ter afirmado acima que acima de 2000 RPM suaviza, então sim, obtenha os códigos e peça ao seu mecânico para verificar o VVT. Não tenho a certeza dos intervalos de troca de óleo, também pode ser acumulação de borra.

Discussion starter · #3 ·
Muito bem, vou buscá-los esta manhã, troco o óleo sintético a cada 5.000 km e o proprietário anterior tinha um registo completo de manutenção na concessionária. Comprei com 65.000 km, agora só tenho 114.000 km. Vou analisar os componentes VVT. Obrigado por responder.

Discussion starter · #4 ·
Tem códigos e VVT verificado, ambos funcionam sem problemas

Então, verificamos o solenóide VVT e ambos funcionaram abrindo e fechando com a mesma pequena folga.
Então, conectamos a Toyota ao leitor de código e obtivemos o P0300-P0304, que são todas falhas de ignição, os seguintes são o restante dos códigos

P0010 Circuito do atuador da posição da árvore de cames Banco 1 aberto
P0012 Tempo da posição da árvore de cames Banco 1 retardado
P0013 Circuito do atuador da posição da árvore de cames V Banco 1 aberto
P0016 Correlação da posição da árvore de manivelas posição da árvore de cames Banco 1 sensor A
P0017 Correlação da posição da árvore de manivelas posição da árvore de cames Banco 1 sensor B
P00345 Circuito do sensor de posição da árvore de manivelas A
P0014 B Desempenho do sistema de posição da árvore de cames tempo avançado Banco 1

Verificou o solenóide VVT e ambos funcionam bem, clicando para abrir e fechar com folgas como deveriam.

Estamos pensando no faser da árvore de cames (engrenagem de sincronização), pois ainda temos um barulho alto na parte superior do motor, fora isso está funcionando sem problemas. Todas as luzes ainda estão acesas. Pensando talvez na área da corrente de sincronização? Poderia ser o sensor de posição da árvore de cames?

O que eu recomendo é limpar todos os códigos e depois lidar com o primeiro que voltar.

Se fosse meu RAV4, eu tentaria usar um óleo "mais espesso", digamos 20W-30 não sintético.

Discussion starter · #6 ·
Óleo mais espesso

Ok, obrigado, vamos levar isso em consideração, o mecânico com quem falei online disse que ele acha que o eixo de comando está ruim, mas o óleo nunca esteve baixo ou acabou. Não tenho certeza de por que um dia estaria funcionando bem e no dia seguinte tudo isso estaria acontecendo. Parece estranho que o eixo de comando ficasse "ruim" parado na minha garagem durante a noite.

Discussion starter · #7 ·
Tampa do tucho removida, tenho foto

Olá, então meu marido removeu a tampa do tucho e as cames parecem estar bem. Ele descobriu algo questionável. Estou anexando uma foto do que estou falando.

Logo abaixo da tampa do tucho, há um trilho no lado do passageiro. Ele tem três "buracos" na extremidade dianteira e três na traseira. Ambos têm uma junta preta ao redor deles. A unidade de envio de óleo está no bloco logo abaixo da área do lado de fora. Quando giramos o motor, os três buracos traseiros tinham pressão e sopraram óleo, os três buracos dianteiros não. Ele cobriu os três traseiros e ainda nada saiu dos três dianteiros.

Originalmente, pensamos que o motor soava como se não estivesse recebendo óleo suficiente para a metade superior e parece que podemos estar certos? Poderia ser uma unidade de envio de óleo ruim? ou algo errado com o trilho? ou isso é algo normal (buracos dianteiros não soprando nada)

Obrigado!

Attachments

Discussion starter · #8 ·
Correção ao acima

Somente um dos orifícios sopra ar dos três traseiros. A frente dos três não sopra ar. Então, quando meu marido colocou o dedo sobre o orifício de "ar" na parte de trás e girou o motor, o óleo borbulhou dos orifícios da frente e do orifício central, mais ou menos no meio do eixo de comando, como deveria. Também percebemos que os solenóides VVT, um cada, se conectam a este trilho com os orifícios (é claro, na parte externa da tampa). Voltamos a pensar que é um solenóide VVT? Talvez não esteja abrindo totalmente? Simplesmente não temos certeza de por que a parte frontal do trilho não tem ar soprando.

Não tenho certeza se a unidade de pressão de óleo tem algo a ver com este problema. A corrente de distribuição está apertada e em boas condições, juntamente com as engrenagens.

Discussion starter · #9 ·
RESOLVIDO!!!!

Ok, finalmente descobrimos o que estava acontecendo. Os caras da troca de óleo não colocaram as "peças" de volta no alojamento do filtro de óleo. Eles apenas trocaram o filtro e eu não sei se eles não perceberam as outras peças que removeram ou talvez pensaram que eram extras! O filtro de óleo foi sugado para dentro do alojamento, o que impediu que o óleo passasse. Felizmente, não tínhamos andado muito com o carro, então US$ 70 em peças e um litro de óleo e o carro não está fazendo barulho e todas as luzes estão apagadas. Espero que não haja mais danos que apareçam mais tarde! Obrigado por toda a ajuda!
:wink

Uau, essa foi por pouco. Por que esses "caras da troca de óleo" ineptos ainda estão no mercado?

Fico feliz que tenha conseguido resolver o problema sozinho, não tenho a certeza da clareza dos eventos que publicou originalmente.....houve um relatório do problema antes da empresa de serviços de mudança de óleo ter trabalhado no carro que tinha ruído na parte superior e CEL's, a perguntar quais as peças/itens que não foram substituídos/ou não foram instalados corretamente na carcaça/tampa do filtro de óleo? Não estou a perceber?

Ok, então finalmente descobrimos o que estava acontecendo. Os caras da troca de óleo não colocaram as "peças" de volta na carcaça do filtro de óleo. Eles apenas trocaram o filtro e não sei se eles não perceberam as outras peças que removeram ou talvez pensaram que eram extras! O filtro de óleo foi sugado para dentro da carcaça, o que impediu que o óleo passasse. Felizmente, não tínhamos andado muito com o carro, então US$ 70 em peças e um litro de óleo e o carro não está fazendo barulho e todas as luzes estão apagadas. Espero que não haja mais danos que apareçam mais tarde! Obrigado por toda a sua ajuda! :wink
Quer mencionar quem são os "caras da troca de óleo"? Foi um daqueles lugares de troca de óleo rápidos?

1 - 12 of 12 Posts