Eu estava olhando para a configuração de admissão no Rav4 v6 ontem. Eu também estava olhando para a admissão K&N apollo que comprei para um projeto que não deu certo.
Uma análise rápida da tubulação na admissão do Rav4 mostra que o ar realmente vem de apenas uma fonte. O tubo se conecta à parte inferior da caixa onde o filtro de ar fica. Em seguida, ele desce e se divide em uma caixa de ressonador e um tubo que se curva de volta para o pára-lama e suga o ar do compartimento do motor/pára-lama (então, de fábrica, você está recebendo apenas ar quente na maior parte).
O que é interessante e faz com que eu decida brincar com a configuração é que a caixa do ressonador e o tubo de alimentação dividido para o ar estão ambos conectados à caixa por meio de uma seção de tubo reta mais curta. Isso permite facilidade de instalação/remoção em três peças. O que é ainda melhor é que o tubo reto curto termina bem na parte inferior do compartimento do motor, onde se conecta ao ressonador que fica no pára-lama.
Não demorou nada para remover o ressonador e o tubo de admissão de ar do pára-lama. Um total de 4 parafusos de 10 mm prendem tudo. Você tem que desmontar parcialmente o revestimento do pára-lama, mais 4 parafusos, alguns clipes e uma porca. Precisa remover a roda do lado do motorista para abrir espaço.
Neste ponto, você tem apenas um tubo reto da caixa de ar para o pára-lama. Ele é encaixado na caixa de ar (chegarei a isso mais tarde) e, caso contrário, está sugando o ar diretamente de uma fonte mais fria do que o tubo de alimentação curvo.
Agora é uma questão simples usar um acoplamento para prender o filtro de ar K&N a esse tubo. Esta é agora uma configuração de admissão de ar frio.
A caixa de ar original tem um filtro restritivo nele. No entanto, como você agora tem um filtro de alto fluxo antes que o ar entre na caixa, não há mais necessidade desse filtro. Ao remover o filtro, você está essencialmente deixando uma caixa de carga de expansão para o ar que entra. A questão é que você precisará forrar a borda da caixa com uma junta ou estofamento de espuma para selá-la do ar externo para evitar vazamento de ar quente e poeira (Minha solução que tenho em mente é cortar o filtro antigo e deixar sua borda externa como vedação). Você também precisará apoiar a admissão e o tubo porque ele está conectado solto na caixa. Novamente, uma junta de borracha e, no meu caso, fita adesiva e abraçadeiras fizeram o trabalho bem como uma solução temporária. Posso ver que um suporte simples da Home Depot pode ser feito para usar os orifícios de montagem originais para o ressonador e o tubo de alimentação.
O resultado final é essencialmente o que as entradas de ar frio como o Typhoon estão tentando realizar, mantendo todos os tubos de plástico originais e a pista de admissão até o corpo do acelerador. Eu prefiro isso porque todo o sistema é de plástico ABS e não está tão sujeito à absorção de calor e você não está afetando a área MAF.
O teste foi hoje, quando minha esposa o tirou. Sem cel, sem problemas com funcionamento estranho, mas é claro que não há prova de que tenha melhorado o desempenho. Eu vou me divertir com isso amanhã, já que tenho que levá-lo à oficina para as pastilhas de freio.
O que seria realmente bom é ter um dyno antes e depois com as temperaturas de admissão registradas. Posso facilmente simular as diferentes configurações simplesmente reinstalando o filtro original, removendo o Apollo, fazendo uma corrida e, em seguida, revertendo e fazendo uma corrida. A parte difícil será conseguir o carro da minha esposa por um dia.
Eu sei que este tópico é inútil sem fotos. Eu vou trabalhar para conseguir alguns nos próximos dias.
Uma análise rápida da tubulação na admissão do Rav4 mostra que o ar realmente vem de apenas uma fonte. O tubo se conecta à parte inferior da caixa onde o filtro de ar fica. Em seguida, ele desce e se divide em uma caixa de ressonador e um tubo que se curva de volta para o pára-lama e suga o ar do compartimento do motor/pára-lama (então, de fábrica, você está recebendo apenas ar quente na maior parte).
O que é interessante e faz com que eu decida brincar com a configuração é que a caixa do ressonador e o tubo de alimentação dividido para o ar estão ambos conectados à caixa por meio de uma seção de tubo reta mais curta. Isso permite facilidade de instalação/remoção em três peças. O que é ainda melhor é que o tubo reto curto termina bem na parte inferior do compartimento do motor, onde se conecta ao ressonador que fica no pára-lama.
Não demorou nada para remover o ressonador e o tubo de admissão de ar do pára-lama. Um total de 4 parafusos de 10 mm prendem tudo. Você tem que desmontar parcialmente o revestimento do pára-lama, mais 4 parafusos, alguns clipes e uma porca. Precisa remover a roda do lado do motorista para abrir espaço.
Neste ponto, você tem apenas um tubo reto da caixa de ar para o pára-lama. Ele é encaixado na caixa de ar (chegarei a isso mais tarde) e, caso contrário, está sugando o ar diretamente de uma fonte mais fria do que o tubo de alimentação curvo.
Agora é uma questão simples usar um acoplamento para prender o filtro de ar K&N a esse tubo. Esta é agora uma configuração de admissão de ar frio.
A caixa de ar original tem um filtro restritivo nele. No entanto, como você agora tem um filtro de alto fluxo antes que o ar entre na caixa, não há mais necessidade desse filtro. Ao remover o filtro, você está essencialmente deixando uma caixa de carga de expansão para o ar que entra. A questão é que você precisará forrar a borda da caixa com uma junta ou estofamento de espuma para selá-la do ar externo para evitar vazamento de ar quente e poeira (Minha solução que tenho em mente é cortar o filtro antigo e deixar sua borda externa como vedação). Você também precisará apoiar a admissão e o tubo porque ele está conectado solto na caixa. Novamente, uma junta de borracha e, no meu caso, fita adesiva e abraçadeiras fizeram o trabalho bem como uma solução temporária. Posso ver que um suporte simples da Home Depot pode ser feito para usar os orifícios de montagem originais para o ressonador e o tubo de alimentação.
O resultado final é essencialmente o que as entradas de ar frio como o Typhoon estão tentando realizar, mantendo todos os tubos de plástico originais e a pista de admissão até o corpo do acelerador. Eu prefiro isso porque todo o sistema é de plástico ABS e não está tão sujeito à absorção de calor e você não está afetando a área MAF.
O teste foi hoje, quando minha esposa o tirou. Sem cel, sem problemas com funcionamento estranho, mas é claro que não há prova de que tenha melhorado o desempenho. Eu vou me divertir com isso amanhã, já que tenho que levá-lo à oficina para as pastilhas de freio.
O que seria realmente bom é ter um dyno antes e depois com as temperaturas de admissão registradas. Posso facilmente simular as diferentes configurações simplesmente reinstalando o filtro original, removendo o Apollo, fazendo uma corrida e, em seguida, revertendo e fazendo uma corrida. A parte difícil será conseguir o carro da minha esposa por um dia.
Eu sei que este tópico é inútil sem fotos. Eu vou trabalhar para conseguir alguns nos próximos dias.