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Mod K&N Apollo usando configuração de admissão original

20K views 49 replies 12 participants last post by  mensajero  
#1 ·
Eu estava olhando para a configuração de admissão no Rav4 v6 ontem. Eu também estava olhando para a admissão K&N apollo que comprei para um projeto que não deu certo.

Uma análise rápida da tubulação na admissão do Rav4 mostra que o ar realmente vem de apenas uma fonte. O tubo se conecta à parte inferior da caixa onde o filtro de ar fica. Em seguida, ele desce e se divide em uma caixa de ressonador e um tubo que se curva de volta para o pára-lama e suga o ar do compartimento do motor/pára-lama (então, de fábrica, você está recebendo apenas ar quente na maior parte).

O que é interessante e faz com que eu decida brincar com a configuração é que a caixa do ressonador e o tubo de alimentação dividido para o ar estão ambos conectados à caixa por meio de uma seção de tubo reta mais curta. Isso permite facilidade de instalação/remoção em três peças. O que é ainda melhor é que o tubo reto curto termina bem na parte inferior do compartimento do motor, onde se conecta ao ressonador que fica no pára-lama.

Não demorou nada para remover o ressonador e o tubo de admissão de ar do pára-lama. Um total de 4 parafusos de 10 mm prendem tudo. Você tem que desmontar parcialmente o revestimento do pára-lama, mais 4 parafusos, alguns clipes e uma porca. Precisa remover a roda do lado do motorista para abrir espaço.

Neste ponto, você tem apenas um tubo reto da caixa de ar para o pára-lama. Ele é encaixado na caixa de ar (chegarei a isso mais tarde) e, caso contrário, está sugando o ar diretamente de uma fonte mais fria do que o tubo de alimentação curvo.

Agora é uma questão simples usar um acoplamento para prender o filtro de ar K&N a esse tubo. Esta é agora uma configuração de admissão de ar frio.

A caixa de ar original tem um filtro restritivo nele. No entanto, como você agora tem um filtro de alto fluxo antes que o ar entre na caixa, não há mais necessidade desse filtro. Ao remover o filtro, você está essencialmente deixando uma caixa de carga de expansão para o ar que entra. A questão é que você precisará forrar a borda da caixa com uma junta ou estofamento de espuma para selá-la do ar externo para evitar vazamento de ar quente e poeira (Minha solução que tenho em mente é cortar o filtro antigo e deixar sua borda externa como vedação). Você também precisará apoiar a admissão e o tubo porque ele está conectado solto na caixa. Novamente, uma junta de borracha e, no meu caso, fita adesiva e abraçadeiras fizeram o trabalho bem como uma solução temporária. Posso ver que um suporte simples da Home Depot pode ser feito para usar os orifícios de montagem originais para o ressonador e o tubo de alimentação.

O resultado final é essencialmente o que as entradas de ar frio como o Typhoon estão tentando realizar, mantendo todos os tubos de plástico originais e a pista de admissão até o corpo do acelerador. Eu prefiro isso porque todo o sistema é de plástico ABS e não está tão sujeito à absorção de calor e você não está afetando a área MAF.

O teste foi hoje, quando minha esposa o tirou. Sem cel, sem problemas com funcionamento estranho, mas é claro que não há prova de que tenha melhorado o desempenho. Eu vou me divertir com isso amanhã, já que tenho que levá-lo à oficina para as pastilhas de freio.

O que seria realmente bom é ter um dyno antes e depois com as temperaturas de admissão registradas. Posso facilmente simular as diferentes configurações simplesmente reinstalando o filtro original, removendo o Apollo, fazendo uma corrida e, em seguida, revertendo e fazendo uma corrida. A parte difícil será conseguir o carro da minha esposa por um dia.

Eu sei que este tópico é inútil sem fotos. Eu vou trabalhar para conseguir alguns nos próximos dias.
 
#5 ·
Boa explicação, fotos seriam boas.

Precisaria ver alguns dados quantitativos para ver se isso realmente funciona.

Na maioria dos casos, a caixa de ar original só flui tanto ar, o design da caixa de ar geralmente é uma restrição. Em muitos veículos, rodar sem filtro de ar (é claro que não é recomendado) ou um filtro de ar de alto fluxo na caixa de ar não gera ganhos insignificantes ou nenhuns. No seu caso, você não eliminou a caixa de ar original... então eu não acho que você esteja fluindo mais CFM do que o original.
 
#6 ·
Não vou conseguir tirar fotos hoje devido à chuva e ao facto de ter surgido um caso que me obrigou a reprogramar a revisão dos travões.

Vou tirar algumas fotos detalhadas assim que o tempo melhorar e tiver algum tempo.

A tubagem de alimentação da caixa de ar de origem é muito restritiva com curvas e dobras, mas a secção curta tem pelo menos 2,5 polegadas. A tubagem que vem após a caixa do filtro de origem para o coletor parece ter pelo menos 2 polegadas. Portanto, eu deveria ter removido duas restrições no sistema, 1. o snorkel de origem e 2. o filtro de origem. No entanto, não sou engenheiro, então vamos ver o que o dinamómetro diz.

Provavelmente nem vou entrar no dinamómetro por uma semana ou duas devido ao trabalho.
 
#7 ·
A tubulação de alimentação da caixa de ar original é muito restritiva com curvas e dobras, mas a seção curta tem pelo menos 2,5 polegadas. O tubo que vem após a caixa do filtro original para o coletor parece ter pelo menos 2 polegadas. Então eu deveria ter removido duas restrições no sistema, 1. o snorkel original e 2. o filtro original. Eu não sou engenheiro, então vamos ver o que o dinamômetro diz.
Eu duvido que os engenheiros da Toyota tenham ignorado essas "restrições". O fluxo de admissão depende da ressonância e não do fluxo simples (analogia AC vs DC).

A melhor maneira de comparar é ter sensores com registro de dados antes e depois da modificação em uma condução controlada na mesma velocidade e temperatura ambiente e ver se há uma diferença mensurável na temperatura do ar de admissão e no esforço do motor.
 
#11 ·
O elemento filtrante é muito resistente. Eu o removi esta noite para fazer a junta da minha caixa a partir do filtro de ar original. O material é um material denso do tipo espuma/papel. Eu não consegui cortar as pregas com uma tesoura, então recorri a um cortador estilo alicate.

Aqui estão algumas vistas em corte do material do filtro.

Eu também quero reiterar minha declaração anterior sobre o snorkel. Ele não é tão restritivo quanto eu pensei inicialmente. O tubo é realmente de tamanho bastante decente e liso por dentro. A única coisa é que o ar está vindo de dentro do compartimento do motor e deve fazer uma curva de 180 graus para chegar à caixa original. Eu ainda acho que a rota direta de dentro do para-lama irá melhorar a temperatura e o fluxo, mas veremos.
 
#12 ·
Tirei algumas fotos com o celular esta manhã. Não são as fotos mais nítidas, mas mostram o que foi removido do equipamento original. O Apollo conectado. E o painel após dois dias de condução sem luz de aviso.

Snorkel e ressonador
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Com aparência original se você não procurar o novo filtro
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Apollo na caixa de roda conectado ao tubo ABS original para a caixa de admissão.
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Outro ângulo

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#13 ·
Pergunta se posso, de onde você vai alimentar o filtro Apollo com ar frio. Eu acho, e na minha humilde opinião, se você o alimentar com uma rajada de ar frio da frente, como o filtro foi projetado. Cara, você vai ver, sentir e testemunhar uma grande velocidade e torque, confie em mim. :wink:
 
#15 ·
A remoção da luz de nevoeiro é boa para o ar frio. Também estou trabalhando em algumas outras ideias.
Aqui estão fotos (no tópico sobre fotos/vídeos de entradas de ar aftermarket) da minha configuração usando uma combinação Weapon R/Apollo. Observe a foto na parte inferior, apontando como a fábrica direcionava o ar para a direção do para-lama interno, onde está a caixa de ar?http://www.rav4world.com/forums/99-...9-4-3-mechanical/74690-pics-vids-air-intakes-installed-v6-i4-35.html#post835331
 
#17 ·
Vejo que a modificação da admissão de ar frio não passa de uma perda de tempo, diminui a MPG e tem um ganho de desempenho muito mínimo. A maioria das admissões de ar OEM em carros mais novos são muito bem projetadas para começar. A admissão de ar original no rav4 na verdade tem uma aba que varia a abertura do duto de admissão, dependendo de quanto acelerador você está colocando no carro.
 
#18 ·
Vejo que a modificação da admissão de ar frio não passa de uma perda de tempo, queda no MPG e ganho de desempenho muito mínimo. A maioria das admissões OEM em carros mais novos são muito bem projetadas para começar. A admissão original no rav4 na verdade tem uma aba que varia a abertura da abertura do duto de admissão, dependendo de quanto acelerador você está colocando no carro.
Diga-me, avs, aha, quantas modificações de admissão você fez em seu RAV4 ou em qualquer veículo?
 
#23 ·
A admissão de dois estágios deve ser desativada. Sem o filtro de fábrica, se eu deixar a aba operacional, permitiria que o ar da baía do motor entrasse no motor sem filtrar. Como está configurado, eu só tenho a configuração "coletor de admissão longo", mas tudo funciona bem. Realmente abri o acelerador hoje e sem problemas.
 
#24 ·
A admissão de dois estágios deve ser desativada. Sem o filtro original, se eu deixar a aba operacional, permitiria que o ar da baía do motor não filtrado entrasse no motor. Como está configurado, eu só tenho a configuração "coletor de admissão longo", mas tudo funciona bem. Realmente abri o acelerador hoje e sem problemas.
Muito bom!
 
#25 ·
Tirei o Apollo. Notei que a quilometragem de combustível está baixa em marcha lenta, mas melhor com o acelerador. Acredito que é a colocação do filtro que faz com que a marcha lenta funcione rica. Estou trocando por um filtro de painel K&N com um tubo de ar frio alimentado pelo para-choque como alternativa.

Notei que a resposta do acelerador é reduzida assim que mudei para o filtro de painel e reconectei a aba de admissão de dois estágios.
 
#26 ·
Eu me pergunto o quanto a colocação do filtro afeta a turbulência do ar que entra no sensor. Com o meu sistema, tenho o filtro na entrada. Eu me pergunto quanta diferença faria colocá-lo mais perto da entrada. No entanto, também não estou usando a caixa de entrada original. Sem um filtro, isso pode ser parte do problema de turbulência que pode ser criado da maneira como o seu está configurado.
 
#28 ·
Eu me pergunto o quanto a colocação do filtro afeta a turbulência do ar que entra no sensor. Com o meu sistema, tenho o filtro na entrada. Eu me pergunto quanta diferença haveria em colocá-lo mais perto da entrada. No entanto, também não estou usando a entrada da caixa original. Sem um filtro, isso pode fazer parte do problema de turbulência que pode ser criado da maneira como o seu está configurado.
Acho que colocar o filtro mais longe da área do MAF e ter a caixa de ar grande no sistema dificulta para o carro puxar o ar em marcha lenta ou atrapalhar um pouco as leituras. Assim que eu dou um pouco de gás, o fluxo parece estar bom, mas em marcha lenta a leitura pode estar errada ou o motor simplesmente não está recebendo ar suficiente. A turbulência também pode ser um problema. Em vez de deixar assim e deixar as coisas possivelmente piorarem, eu apenas o retornei para a configuração semi-original com um painel K&N e uma mangueira de alimentação de ar frio para a caixa de ar original. Veremos como isso funciona. Tirarei mais fotos quando puder para atualizar isso.
 
#30 ·
Acho que o estúpido medidor eletrônico de quilometragem estava me deixando louco. A quilometragem real com o painel k&n e a aba original é, na verdade, pior do que o meu Apollo sem a aba. Tenho que fazer a configuração novamente, mas vou usar um filtro de cone com uma área de superfície maior para ver se pode ser melhor do que o Apollo. Tenho um que pode funcionar na garagem.
 
#40 ·
Não, mantenha o sensor E a mangueira conectados. De qualquer forma, se você fizer isso, sentirá no seu bolso. A quilometragem de gás sofrerá... muito. O sensor É obrigatório, não é negociável. A mangueira, se não houver abertura, faça uma.
Infelizmente, não tenho as habilidades ou equipamentos para fazer uma abertura, mas seria bom se eu conseguisse um tee redutor para que eu possa amarrar a mangueira de vácuo (~3/8" OD) na mangueira de respiro (~5/8" OD)? Alguma ideia de onde posso encontrar tal encaixe? :shrug:

e o que a mangueira de vácuo faz de qualquer maneira? está puxando o ar de dentro da caixa de ar? ou o motor está criando vácuo na mangueira de vácuo?
 
#36 ·
Em carros mais antigos, as admissões e short rams e HAI e CAI eram um benefício. Você ganhou.

No entanto, como a tecnologia mudou nas últimas duas décadas, admissões mais eficientes equivalem a melhor quilometragem. Os fabricantes estão cientes disso e reuniram o melhor do MPG e do som. Isso significa que eles não o rotearão de maneira que o som do motor seja ofensivo para o motorista médio. O fluxo de ar e a turbulência são um problema enorme a ser considerado. Pense no porquê de as pilhas de velocidade funcionarem.

A única maneira VERDADEIRA de provar o valor de uma admissão em um departamento HP/TQ é testar o carro em uma configuração OEM nova (não um filtro de um ano, um novo filtro OEM) e, em seguida, colocar a admissão suplementar e executar os mesmos testes no mesmo ambiente (temperatura, umidade, mesma temperatura do carro). Isso é em um sistema básico de estoque sem outros grandes aditivos de energia.

Embora algumas admissões hoje em dia mostrem ganhos, eles são tão pequenos que podem ser explicados ou explicados devido a variações no equipamento do dinamômetro. No entanto, o som pode ser atraente para muitos.

E aqueles de nós que têm nosso óleo testado podem dizer que uma gaze de algodão, filtro de espuma mostrará um aumento dramático em seus silicatos em sua análise; que é a única grande razão pela qual você tem um filtro lá em primeiro lugar. Além disso, com alguns carros, aparentemente, o sistema de computador é dinâmico o suficiente para compensar o fluxo de ar ao longo do tempo. Um dinamômetro original mostrou ganhos baixos, mas reais. Um dinamômetro secundário algumas semanas depois mostrou resultados próximos, se não de estoque (variações).

Então, vá grande ou vá para casa! LOL! :)

PS: Eu adoraria ver uma execução de teste apropriada onde um bom dinamômetro de linha de base é obtido com filtros e óleo novos e a mesma execução de teste quando as modificações de desempenho são adicionadas. Os testes revelarão o que é bom para fazer e o que é um desperdício de dinheiro. Até que seja testado, "sentir" é apenas corrida de revista. É uma observação pessoal.
 
#38 ·
Aliás: Eu adoraria ver uma corrida de teste apropriada onde um bom dinamômetro de linha de base é obtido com filtros e óleo novos e a mesma corrida de teste quando modificações de desempenho são adicionadas. Os testes revelarão o que é bom fazer e o que é um desperdício de dinheiro. Até ser testado, a "sensação" é apenas corrida de revista. É uma observação pessoal.
Coronel, tenho certeza que alguém fez o teste de dinamômetro de seus RAV4s aqui. Está fora desde 2006. Um teste antes e depois seria bom, no entanto. :p

Turbomatic, vou tentar roubar algumas fotos do tópico de entrada de ar para mostrar todas as peças a que você se refere. Acho que as fotos estão lá dentro, no entanto.
 
#42 ·
Você pode postar fotos para ver o que você tem?
isso é o que parece:
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há um pouco de fita isolante na mangueira de vácuo porque eu a tinha temporariamente conectada na mangueira de respiro com um tee de PVC e o que quer que eu pudesse encontrar em casa.