Toyota RAV4 Forums banner

Vazamentos de óleo e baixo nível de líquido de arrefecimento

3.9K views 5 replies 2 participants last post by  Blogson  
#1 ·
Enviei minha filha para a faculdade no nosso Rav4 AWD '99 com transmissão automática e 163.000 milhas rodadas. Corrente de distribuição, bomba d'água, etc., foram feitos com 130.000 milhas. Tudo bem por 3 meses, então recebo a ligação. Ei pai, o Rav não está soprando calor pelas saídas de ar há alguns dias e o medidor de temperatura está acima do H porque estou preso no trânsito. Oh, o trânsito está se movendo e o medidor está voltando.

Eu a faço parar em um posto de gasolina e eles adicionam 2 1/2 litros de anticongelante e me dizem que tem um vazamento de óleo ruim e pingando óleo da parte inferior da tampa da corrente de distribuição quando o motor está funcionando. Só falta meio litro de óleo, então eles completam e a mandam embora. Eles não conseguiram ver nenhum sinal de vazamentos óbvios de líquido de arrefecimento durante suas verificações.

Em casa, ela me envia uma foto de sua garagem e parece que o óleo está vazando há vários dias. Claro, ela não tem certeza se o medidor de temperatura já esteve perto do H antes, ela apenas olhou quando foi parada pelo trânsito.

Se o vazamento de óleo foi causado por superaquecimento, o que pode ser? E você confiaria nele para uma viagem de quatro horas a 65 mph para levá-lo para casa para um mecânico local?

Obrigado!

#2 ·
O medidor de temperatura tem estado OK desde que o posto de serviço adicionou anticongelante? O nível do líquido de arrefecimento foi verificado desde que isso foi feito? Ela viu alguma fumaça saindo do compartimento do motor? Como está o nível do óleo? Quatro horas é uma distância considerável para dirigir com o RAV vazando, especialmente se o tempo estiver tão frio quanto tem estado e com neve, ou ela vai dirigir para casa para as férias de Ação de Graças e o tempo teria esquentado? Dependendo de quanto os níveis de líquido de arrefecimento e óleo têm caído, se ela dirigir para casa, ela deve parar para verificar ambos os níveis ocasionalmente. O RAV está coberto pela 3A ou outro serviço de assistência rodoviária? A causa do vazamento de óleo pode muito bem ser uma junta ruim na tampa da distribuição, em vez de ter sido causada por superaquecimento. Há muitas variáveis e parte disso tem a ver com sua capacidade de monitorar o que o RAV está fazendo durante essas quatro horas de viagem e lidar com quaisquer problemas. Se fosse minha filha, eu seria cauteloso em deixá-la fazer essa viagem sozinha. Eu provavelmente gostaria de ir de alguma forma para onde ela está e acompanhá-la na viagem.

#3 ·
Jim,

Obrigado pela resposta, e sim, estou mais do que um pouco preocupado com a viagem de quatro horas. Ela vai continuar a dirigir o Rav para o campus esta semana e monitorar os níveis de fluido. Ela estaria voltando para casa no início da próxima semana, então temos algum tempo para ver como as coisas estão indo. A previsão do tempo também parece muito melhor.

Neste ponto, acho que estou mais preocupado com o vazamento de óleo. Ela disse que não há cheiros estranhos, nem vapor, nem fumaça, e o medidor de temperatura está normal desde que adicionou o líquido de arrefecimento.

Se eu conhecesse um mecânico confiável na área de Fargo, ND, eu a faria deixá-lo e pegar uma carona para casa para o Dia de Ação de Graças, só para ter paz de espírito!

#4 ·
Olá Ken,

Tendo vivido na zona rural de Minnesota, eu tinha muita experiência em dirigir em campo aberto em condições de inverno e também em caminhar alguma distância às vezes no inverno com muito vento, frio e neve, e por isso sou cauteloso quanto à possibilidade de outra pessoa ter que fazê-lo. Parece que você e sua filha estão de olho nas coisas e farão o que for necessário, então ela deve chegar em segurança em casa para o feriado de Ação de Graças, de uma forma ou de outra. Presumivelmente, ela não chegará com sua Harley . . .:wink

#5 ·
Só para o caso de alguém estar curioso, mandamos uma oficina em Fargo trabalhar no '99 Rav em vez de tentar dirigi-lo as cinco horas até em casa. A rolha de borracha que instalei na parte de trás do bloco que substituiu o aquecedor de bloco de fábrica enferrujado estava vazando um pouco, o que estamos supondo que foi a causa do baixo nível de líquido de arrefecimento e do superaquecimento do motor. Demorou três meses de condução para perder líquido de arrefecimento suficiente para superaquecer, por isso não estava vazando o suficiente para deixar nenhuma poça.

O superaquecimento causou a falha do anel de borracha atrás da bomba de óleo, que foi a causa da maior parte do vazamento de óleo, que estava vazando constantemente quando o motor estava funcionando. Os outros dois anéis de borracha atrás da tampa da correia dentada também estavam vazando um pouco, e a correia dentada estava praticamente coberta de óleo.

Então, nova correia dentada, nova bomba d'água, etc., etc., muita desengraxação, conserto do vazamento de líquido de arrefecimento, troca de óleo nova e ele está de volta na estrada por mais 90.000 milhas!