Toyota RAV4 Forums banner

Orifícios de montagem da barra de tejadilho

8.3K views 6 replies 5 participants last post by  Kotobuki  
#1 ·
Híbrido XSE 2022
Então, decidi remover hoje as barras transversais do rack de teto instaladas na fábrica. Alguém sabe se não há problema que os orifícios de montagem nos trilhos do teto estejam expostos? (foto). Parece que será propenso à entrada de água, a menos que haja algum tipo de drenagem? (As tampas dos trilhos não parecem ser à prova d'água). Estou me perguntando se deveria haver um plugue ou algo assim. Também pensei em apenas recolocar os parafusos do rack, mas eles são muito longos. Por enquanto, coloquei apenas parafusos mais curtos para pelo menos cobrir o buraco, mas nem tenho certeza se essa é a coisa certa a fazer. Alguma ideia?

Attachments

#2 ·
Várias observações:

1. Meu RAV4 veio sem as barras transversais. O meu se parece exatamente com suas fotos, ou seja, não há parafuso ou vedação no orifício roscado, portanto, pode-se presumir que nenhum é necessário. (Não sei como a Toyota impede que a água entre, mas não tenho problemas depois de muitas lavagens)
2. As barras transversais de fábrica nunca são fixadas na fábrica, mas sim instaladas no porto, pelo distribuidor ou pela concessionária. Ao instalar as barras transversais, o instalador deve colocar as tampas no porta-luvas com a folha de instruções.
3. Muitas pessoas reclamaram de vazamentos do rack de teto. (Não tenho esse problema até agora).

Minha conclusão seria seguir a folha de instruções que deveria ter sido incluída com as tampas no porta-luvas, que é apenas recolocar as tampas quando você remove as barras transversais.

#4 ·
Alguém sabe se é normal que os orifícios de montagem nos trilhos do tejadilho estejam expostos? (foto).
O meu parece-se exatamente com as suas fotos, ou seja, não há nenhum parafuso ou vedação no orifício roscado, portanto, pode-se presumir que nenhum é necessário.
Acredito que o orifício roscado em questão seja um "orifício cego" que simplesmente termina em metal sólido na parte inferior. Você pode testar isso passando uma chave de fenda estreita, um fio, um lápis, etc. pelo orifício e vendo se ele está realmente bloqueado. Ele não deve passar pelo metal do teto e não vazará.

#7 ·
Bem, a minha curiosidade falou mais alto, então fui e experimentei alguns dos vossos comentários. FWIW, aqui está o que descobri.

Depois de uma análise mais atenta, parece que a secção roscada está apenas numa peça que flutua acima do tejadilho. Não chega ao fundo. Coloquei um pedaço de arame no buraco e pode ver a outra extremidade na lateral.
Isto diz-me que todo o carril está montado na ranhura/canal no tejadilho. Portanto, qualquer água vai simplesmente escorrer por este canal. Portanto, o orifício roscado exposto não reterá água nem irá vazar para a cabine.
Mas os próprios carris estão montados no tejadilho. A minha suposição é que é a porca ao lado do orifício roscado. E, se for esse o caso, talvez a ligação abaixo desta porca seja onde a água vaza para a cabine para aquelas outras pessoas?

Obrigado a todos pelos vossos comentários, pois levaram-me a uma boa conclusão. Espero que isto também tenha ajudado vocês.

Attachments