Toyota RAV4 Forums banner
1 - 12 of 12 Posts

trobs

· Registered
3 Posts
Discussion starter · #1 ·
Esperando que alguém possa me ajudar a entender a taxa máxima de carregamento do meu SE Prime.

Entendi que meu SE tem um carregador de bordo de ~3Kw. A versão XSE tem um carregador de ~6Kw. Então, não importa quão potente seja o carregador que eu use, sou restrito pelo carregador de bordo do carro e só consigo fornecer ~3Kw de energia em uma hora para a bateria.

Normalmente, só o carrego em casa. 110v @ 15 amps = 1650 watts. A bateria tem ~18Kwh, então 11 horas para carregar totalmente, que é o que o carro me diz sempre que carrego do vazio. Tudo bem.

Hoje, pela primeira vez, conectei meu carro elétrico com alcance vazio a um carregador público de nível 2 durante uma viagem. O carregador público exibiu 6,3 Kw de energia disponível. Quando o conectei, o carro me disse que levaria 3 horas para carregar totalmente. Bateria de 18Kwh / potência de 6,3Kw = 3 horas. Isso faz sentido se meu carregador Prime SE de bordo puder lidar com 6,3Kw de energia; mas não deveria, certo?

A maneira mais rápida que presumo que posso carregar meu SE é ~6 horas. 18Kwh / 3Kw

Não entendo como meu SE poderia aceitar mais de 3Kw de energia em uma hora, mesmo que o carregador público pudesse fornecer mais, meu carregador de bordo não deveria exceder sua potência nominal, certo?

Obrigado por esclarecer isso para mim.

A partir de 2023, TODOS os Rav4 Primes vendidos nos EUA, tanto SE quanto XSE, possuem o carregador de 6,6 kW. Este também foi o caso dos Rav4 Primes canadenses em 2021 e 2022. Se você conseguiu carregar um Rav4 Prime em menos de 5 horas, você tem um carregador de 6,6 kW. Agora, você deve estar ciente desses detalhes sobre o carregamento do carregador OEM Toyota em seu carro:
1. Se você estiver conectado a 120 volts, esse é o Nível 1, e há apenas 1 taxa de carregamento definida no software de gerenciamento da bateria que controla o carregador de bordo para fornecimento de 120 volts: 12 amperes (1440 watts) no máximo. Isso é 80% da corrente máxima para os disjuntores padrão de 15 amperes instalados na maioria das casas nos EUA e, presumo, no Canadá, já que compartilhamos códigos de construção residencial semelhantes.
2. Se você estiver conectado a um dispositivo EVSE de 240, o controlador no EVSE negociará uma taxa de carregamento com o carro quando você conectar. Essa taxa dependerá da classificação máxima do EVSE, da voltagem específica disponível (isso pode variar de um mínimo de 215 volts a um máximo de 250, dependendo da empresa de energia, da hora do dia, da demanda total no sistema e outros fatores) e da potência máxima que o carregador e a bateria de tração podem aceitar. O carregador de 6,6 kW da Toyota consumirá no máximo 6.600 watts, o que equivale a 27,5 amperes a 240 volts, até 30,7 amperes a 215 volts. A taxa máxima de carregamento Nível 2 do carregador de 6,6 kW do Rav4 Prime pode ser definida no menu Configurações de carregamento para 8 amperes (1.920 watts), 16 amperes (3.840 watts) ou 32 amperes (6.600 watts), eu acho.

Para escolher qual dessas três configurações usar, você precisa primeiro saber qual é a corrente segura máxima do circuito de alimentação que você está usando. Se você estiver conectado a uma tomada NEMA 14-50 alimentada por um disjuntor de 50 amperes e souber que essa tomada foi conectada com Romex de calibre 6, você pode usar com segurança os 6.600 watts completos sem se preocupar em superaquecer o disjuntor ou a fiação. Mas se você estiver conectado a uma tomada de secadora NEMA 6-30 de 30 amperes (com um disjuntor de 30 amperes e tipicamente fiação Romex de calibre 10), você não pode usar com segurança um EVSE de 32 amperes ou definir seu carro para uma taxa de carregamento de 32 amperes. Fazer isso provavelmente fará com que o disjuntor estoure e/ou superaqueça a fiação e a tomada de parede. NÃO use um adaptador NEMA 6-30P para 14-50R para conectar um EVSE portátil de 32 amperes a uma tomada de secadora NEMA 6-30! Nem o carro, nem o EVSE, têm como

Discussion starter · #6 ·
A partir de 2023, TODOS os Rav4 Primes vendidos nos EUA, tanto SE quanto XSE, têm o carregador de 6,6 kW. Este também foi o caso dos Rav4 Primes canadenses em 2021 e 2022. Se você conseguiu carregar um Rav4 Prime em menos de 5 horas, você tem um carregador de 6,6 kW. Agora, você deve estar ciente destes detalhes sobre o carregamento do carregador OEM Toyota em seu carro:
1. Se você estiver conectado a 120 volts, esse é o Nível 1, e há apenas 1 taxa de carregamento definida no software de gerenciamento da bateria que controla o carregador de bordo para fornecimento de 120 volts: 12 amperes (1440 watts) no máximo. Isso é 80% da corrente máxima dos disjuntores padrão de 15 amperes instalados na maioria das casas nos EUA, e eu presumo que no Canadá, já que compartilhamos códigos de construção residencial semelhantes.
2. Se você estiver conectado a um dispositivo EVSE de 240, o controlador no EVSE negociará uma taxa de carregamento com o carro quando você conectar. Essa taxa dependerá da classificação máxima do EVSE, da voltagem específica disponível (isso pode variar de um mínimo de 215 volts a um máximo de 250, dependendo da companhia de energia, da hora do dia, da demanda total no sistema e outros fatores) e da potência máxima que o carregador e a bateria de tração podem aceitar. O carregador de 6,6 kW da Toyota consumirá no máximo 6.600 watts, o que equivale a 27,5 amperes a 240 volts, até 30,7 amperes a 215 volts. A taxa máxima de carregamento de Nível 2 do carregador de 6,6 kW do Rav4 Prime pode ser definida no menu Configurações de Carregamento para 8 amperes (1.920 watts), 16 amperes (3.840 watts) ou 32 amperes (6.600 watts), eu acho.

Para escolher qual dessas três configurações usar, você precisa primeiro saber qual é a corrente máxima segura do circuito de alimentação que você está usando. Se você estiver conectado a uma tomada NEMA 14-50 alimentada por um disjuntor de 50 amperes, e souber que essa tomada foi conectada com Romex de calibre 6, você pode usar com segurança os 6.600 watts completos sem se preocupar em superaquecer o disjuntor ou a fiação. Mas se você estiver conectado a uma tomada de secadora NEMA 6-30 de 30 amperes (com um disjuntor de 30 amperes e tipicamente fiação Romex de calibre 10), você não pode usar com segurança um EVSE de 32 amperes ou definir seu carro para uma taxa de carregamento de 32 amperes. Fazer isso provavelmente fará com que o disjuntor dispare e/ou superaqueça a fiação e a tomada de parede. NÃO use um adaptador NEMA 6-30P para 14-50R para conectar um EVSE portátil de 32 amperes a uma tomada de secadora NEMA 6-30! Nem o carro, nem o EVSE, têm como "saber" que está conectado a um circuito de 30 amperes, em vez de 50 amperes, e tanto o carro quanto o EVSE tentarão alegremente consumir 28 amperes. Essa é muita corrente para o Romex de calibre 10 suportar por mais de alguns minutos, e mesmo que o disjuntor não dispare imediatamente, você superaquecerá a fiação e possivelmente derreterá as peças plásticas da tomada de parede; pior cenário: um curto-circuito elétrico e incêndio naquela tomada de parede.

Se sua tomada de parede for uma NEMA 6-30, e o disjuntor for de 30 amperes, você precisa definir o carro para uma taxa de carregamento máxima de 16 amperes. Se o EVSE for ajustável, defina-o para 16 amperes ou 20 amperes.

Se você é novo em tudo isso e acabou de comprar um BZ4X ou Rav4 Prime, e ainda não tem uma tomada NEMA 14-50 de 50 amperes em sua garagem, certifique-se de que seu eletricista instale uma tomada NEMA 14-50 "Industrial Grade" da marca Hubbell ou Bryant, e conecte-a com Romex de calibre 6 (6/3). Observe o que eles estão usando e certifique-se de que eles não tentem enfiar uma tomada Leviton barata de $9 da Home Depot e conectá-la com calibre 8. Uma tomada Hubble custará pelo menos $80, ou $45 para uma Bryant. Olhe a fatura e certifique-se de que não é uma tomada de secadora barata. Essas tomadas Leviton são destinadas a fogões e secadoras de roupa que são conectadas e desconectadas talvez uma vez a cada 10 anos. Elas NÃO são adequadas para carregamento de veículos elétricos, onde o equipamento EVSE pode ser conectado/desconectado várias vezes por mês, se você o levar em viagens. Elas também precisam lidar com potência total por talvez 12 horas continuamente vários dias por semana. As tomadas baratas de $10 ficam soltas com o tempo, e isso pode levar ao superaquecimento.
Obrigado por compartilhar esses detalhes. Muito apreciado.

e existe apenas 1 taxa de carga definida no software de gerenciamento da bateria que controla o carregador de bordo para fornecimento de 120 volts: 12 amperes (1440 watts) no máximo.
Página 111 do manual: Você pode alterar isso nas configurações do painel -> do veículo. Há "Auto", 8 amperes e 16 amperes. 8 amperes são úteis para carregamento lento (melhor para a temperatura da bateria e um pouco mais de eficiência) ou se você tiver outras coisas no circuito. 16 amperes é se você sabe que está em um circuito de 20 amperes (esta é uma exceção, o padrão é 15 amperes) e precisa carregar com urgência.

8 amperes são úteis para carregamento lento (melhor para a temperatura da bateria e um pouco mais de eficiência) ou se você tiver outras coisas no circuito.
Você inverteu. O carregamento mais lento é ligeiramente menos eficiente.
16 amperes é se você sabe que está em um circuito de 20 amperes (esta é uma exceção, o padrão é 15 amperes) e precisa carregar com pressa.
O EVSE fornecido pela Toyota dirá ao carro para não exceder 12A. Mesmo se você definir isso para 16A, ou usar um adaptador 240V/208V para 120V mal aconselhado, ele ainda só consumirá 12A. Eu tenho o meu definido para MAX (32A), mas ainda recebo apenas 12A do EVSE OEM.

Você tem isso ao contrário. Carregamento mais lento é ligeiramente menos eficiente.
Tensão mais alta é ligeiramente mais eficiente, mas amperes não têm um impacto óbvio. Carregamento mais lento via amperes mais baixos é ligeiramente mais eficiente porque causa menos acúmulo de calor na bateria, então o resfriador da bateria não precisa funcionar tanto, e há mais tempo para a carga do eletrólito se estabilizar (como deixar cair uma gota de corante em uma garrafa de água).
O EVSE fornecido pela Toyota dirá ao carro para não exceder 12A.
Interessante, eu posso acreditar. Nunca testei isso, eu mesmo. Eu só fiz a configuração de 8A, já que carrego durante a noite e isso é rápido o suficiente para o quanto eu dirijo.

A tensão mais alta é ligeiramente mais eficiente, mas os amperes não têm um impacto óbvio. O carregamento mais lento via amperes mais baixos é ligeiramente mais eficiente porque causa menos acúmulo de calor na bateria, então o resfriador da bateria não precisa funcionar tanto, e há mais tempo para a carga do eletrólito se estabilizar (como deixar cair uma gota de corante em uma garrafa de água).
É improvável que o resfriador da bateria funcione ao carregar a 120 volts. Na verdade, não notei o resfriador da bateria funcionando, mesmo a 6,6kW, a menos que esteja muito quente lá fora. Há também a ventoinha que funciona o tempo todo em que a bateria está carregando. Portanto, um tempo de carregamento mais longo consome mais watts pela ventoinha. Espero que qualquer diferença na eficiência entre o carregamento de 12 amperes e o carregamento de 8 amperes seja muito pequena e difícil de medir.

É improvável que o resfriador da bateria funcione ao carregar a 120 volts. Na verdade, não notei o resfriador da bateria funcionando, mesmo a 6,6kW, a menos que esteja muito quente lá fora. Há também a ventoinha que funciona o tempo todo em que a bateria está carregando. Portanto, um tempo de carregamento mais longo consome mais watts pela ventoinha. Espero que qualquer diferença na eficiência entre o carregamento de 12 amperes e o carregamento de 8 amperes seja muito pequena e difícil de medir.
De acordo com o manual, "Quando a voltagem de carregamento é 120V, o [resfriador da bateria] não opera."

É improvável que o resfriador da bateria funcione ao carregar a 120 volts. Na verdade, não notei o resfriador da bateria funcionando, mesmo a 6,6 kW, a menos que esteja muito quente lá fora. Há também a ventoinha que funciona o tempo todo em que a bateria está carregando. Portanto, um tempo de carregamento mais longo consome mais watts pela ventoinha. Espero que qualquer diferença na eficiência entre o carregamento de 12 amperes e o carregamento de 8 amperes seja muito pequena e difícil de medir.
Bom ponto. Tem estado muito quente onde eu moro recentemente, então estou apenas projetando preconceitos pessoais de minhas experiências recentes.

Não estou preocupado com a ventoinha, elas não consomem muitos watts. Uma fração minúscula em comparação com qualquer tipo de bomba de calor líquida.

1 - 12 of 12 Posts