Toyota RAV4 Forums banner

Drenagem e enchimento do líquido de arrefecimento do RAV4 de 4ª geração

55K views 29 replies 15 participants last post by  dt123  
#1 · (Edited)
Mudei o líquido de arrefecimento no meu RAV4 2015 hoje e tirei algumas fotos.
Esta é uma simples drenagem e enchimento do radiador, se você quiser ser radical e drenar o bloco do motor, o volume de fluido provavelmente será maior.
O design do sistema de arrefecimento desta geração o torna um dos mais fáceis de realizar a manutenção.
Não há necessidade de rampas ou levantar o RAV para acesso.
O reservatório fica no alto no compartimento do motor, então sangrar o sistema é basicamente automático.
Esta geração do RAV4 não tem uma tampa do radiador no radiador real, ela está no reservatório, então não há necessidade de remover a tampa superior do radiador. No entanto, você precisa remover a tampa inferior.

Ferramentas e suprimentos que usei:
2 galões de líquido de arrefecimento Toyota Super Long Life (pré-misturado)
Soquete de 10 mm, catraca, extensões
pequena chave de fenda de lâmina chata (para clipes de plástico)
Alicate (para braçadeiras de mangueira do reservatório)
Tubo de vinil transparente 5/16" ID
2 recipientes de plástico vazios de tamanho galão.
panela de drenagem para gotejamentos
anticongelante para parafusos
pano de oficina
gluvas

#2 ·
Líquido de arrefecimento Toyota Super Long Life (00272SLLC2)
Este é o único líquido de arrefecimento que eu recomendaria. Alguns revendedores cobram uma fortuna por ele e é raro encontrar um revendedor que o envie.
O preço de tabela é atualmente $20,24/gal. Meu revendedor Toyota local quer $24/gal e meu revendedor Lexus local queria $39,00/gal.
É isso que eu recomendo...
Vá para o site de peças da Toyota Toyota Parts Center Online | Genuine Parts & Accessories
Procure por líquido de arrefecimento Toyota SLL - 00272SLLC2
Encontre um revendedor local perto de você com um preço decente, a maioria não enviará.
Eu consegui por $14,93/gal de um revendedor a 100 milhas de distância em Sacramento (Maita Toyota). Fiz um pedido online e peguei durante uma viagem para Big Sur.

161209

#3 · (Edited)
Comece com um motor frio.
Remova a cobertura plástica inferior.
Há cinco clipes de plástico, quatro parafusos de 10 mm, dois parafusos de cabeça Phillips de 10 mm.
Preste atenção em como esta cobertura desliza sob as outras coberturas e abas.

#4 · (Edited)
Encontre a torneira de drenagem no lado esquerdo (lado do motorista) do radiador.
Na parte inferior é onde você conectará o tubo de 5/16” ID ao encaixe de drenagem. Esta torneira é de plástico, então tenha cuidado com sua força de super-homem ao colocar o tubo sobre o encaixe. Você pode aquecer a extremidade do tubo sobre o fogão ou em água quente para facilitar.
Coloque a outra extremidade em seu recipiente. Tenha o segundo recipiente pronto.
Afrouxe a válvula algumas voltas, o suficiente para fazer o líquido de arrefecimento fluir. Não retire-a completamente.
Você terá algumas gotas, não importa o quanto você a abra.
Retire a tampa do reservatório.

#5 · (Edited)
Se você quiser limpar o reservatório, pode fazê-lo enquanto o líquido de arrefecimento está sendo drenado.

Use um alicate para mover as duas braçadeiras das mangueiras, torça as mangueiras com cuidado para soltá-las e elas devem sair facilmente.
O reservatório é preso com dois parafusos de 10 mm.
O mais próximo da parede corta-fogo é montado em um suporte que girará facilmente se você não o segurar.
Após a limpeza, certifique-se de tirar toda a água. Eu soprei com um compressor de ar.
Reinstale o reservatório e reconecte as mangueiras.

Realmente não há necessidade disso se você estiver realizando a manutenção do líquido de arrefecimento dentro do intervalo especificado. A exceção seria se você visse contaminação no reservatório ou no líquido de arrefecimento que está sendo drenado.

#6 · (Edited)
Depois que o líquido de arrefecimento terminar de escorrer, você provavelmente terá cerca de 1,25-1,5 galões do material antigo. Aperte a torneira de drenagem com os dedos e remova a mangueira. Adicione novo líquido de arrefecimento ao reservatório até que ele atinja a parte inferior do gargalo. Mais do que isso e ele derramará do transbordamento. O líquido de arrefecimento drenará lentamente para o sistema, então continue reabastecendo. Neste momento, verifique novamente se a torneira de drenagem está apertada com os dedos e verifique se há vazamentos. Verifique se suas mangueiras estão encaixadas e se as braçadeiras foram devolvidas à sua posição original. Agora você pode substituir a tampa inferior. Use uma pequena quantidade de antiaderente nos parafusos. Continue adicionando líquido de arrefecimento à medida que ele preenche o sistema. Você não precisa de um funil de líquido de arrefecimento específico, mas se tiver um, facilita um pouco o enchimento. Você mal consegue ver o meu na foto abaixo. Depois que o nível no reservatório parar de baixar, aperte a mangueira superior do líquido de arrefecimento no lado esquerdo do radiador algumas vezes (do seu lado direito, de frente para o motor). Ligue o motor e aqueça-o até aquecer totalmente. Ligue o aquecedor totalmente e ajuste o ventilador para 1. A Toyota avisa para observar o medidor de temperatura do líquido de arrefecimento para garantir que ele não suba muito como resultado de bolsas de ar. Se o nível não estiver baixando e a mangueira superior não estiver esquentando, você provavelmente precisará dar uma volta rápida. Coloque a tampa do radiador de volta antes de fazer isso.

#19 ·
Depois que o líquido de arrefecimento terminar de drenar, você provavelmente terá cerca de 1,25-1,5 galões do material antigo.
Aperte a torneira de drenagem com os dedos e remova a mangueira.
Adicione novo líquido de arrefecimento ao reservatório até que ele atinja a parte inferior do pescoço. Mais e ele vai derramar. O líquido de arrefecimento drenará lentamente para o sistema, então continue reabastecendo.
Neste momento, verifique novamente se a torneira de drenagem está apertada com os dedos e verifique se há vazamentos. Verifique se suas mangueiras estão encaixadas e se as braçadeiras foram recolocadas em sua posição original.
Agora você pode substituir a tampa inferior. Use uma pequena quantidade de antiaderente nos parafusos.

Continue adicionando líquido de arrefecimento enquanto ele preenche o sistema. Você não precisa de um funil de líquido de arrefecimento específico, mas se tiver um, facilita um pouco o enchimento. Você mal pode ver o meu na foto abaixo.
Depois que o nível no reservatório parar de baixar, aperte a mangueira superior do líquido de arrefecimento no lado esquerdo do radiador algumas vezes (no seu lado direito, de frente para o motor).
Ligue o motor e aqueça-o até aquecer totalmente. Ligue o aquecedor totalmente e ajuste a ventoinha para 1. A Toyota avisa para observar o medidor de temperatura do líquido de arrefecimento para garantir que ele não suba muito como resultado de bolsas de ar.
Se o nível não estiver diminuindo e a mangueira superior não estiver aquecendo, você provavelmente precisará dar uma volta rápida. Coloque a tampa do radiador de volta antes de fazer isso.

View attachment 161219
Obrigado pela descrição detalhada. Acabei de fazer uma lavagem do líquido de arrefecimento no meu RAV4 2WD A/T (Gen 1) de 1998 com 62.000 milhas. Adicionei o Toyota Long Live Coolant (concentrado/Vermelho) e também substituí a termostato, pois não há registros de serviço dos proprietários anteriores. Eu estava me perguntando se a nova termostato estava funcionando corretamente. Acho que se eu fizer um longo teste e ele não superaquecer, estou bem.
Ótimo artigo, bom saber!
Ótimo artigo, muito obrigado! Dave B New Zealand:)

#7 ·
O nível deve baixar um pouco depois que o motor estiver totalmente aquecido o suficiente para abrir a termostato. O meu só desceu até a linha "Full".
Se precisar adicionar mais, certifique-se de esperar até que o sistema esteja frio o suficiente para remover a tampa.
Anote a data e a quilometragem para seus registros de serviço.
Recomendo verificar o nível diariamente por alguns dias e adicionar líquido de arrefecimento quando estiver frio. Meus Toyotas geralmente se estabilizam logo abaixo da linha "Full", se você adicionar continuamente líquido de arrefecimento para atingir a linha, poderá vê-lo saindo do transbordamento. YMMV.

#16 ·
O nível deve baixar um pouco depois que o motor estiver totalmente aquecido o suficiente para abrir a termostato. O meu só desceu até a linha "Full".
Se precisar adicionar mais, certifique-se de esperar até que o sistema esteja frio o suficiente para tirar a tampa.
Anote a data e a quilometragem para seus registros de serviço.
Recomendo verificar o nível diariamente por alguns dias e adicionar líquido de arrefecimento quando estiver frio. Meus Toyotas geralmente se estabilizam logo abaixo da linha "Full", se você adicionar continuamente líquido de arrefecimento para atingir a linha, poderá vê-lo saindo do transbordamento. YMMV.
View attachment 161220
Motor limpo!

#12 · (Edited)
Obrigado. Gosto de fazer isso, então daqui a cinco anos, quando for hora de fazer de novo, posso me lembrar do que fiz.
Fiz esta manutenção cedo (apenas 56.000 km), mas nosso RAV4 tem uma vida difícil com toneladas de viagens curtas e vive fora.
Oficialmente, o intervalo é...
"Tabela de Manutenção Toyota para líquido de arrefecimento SLL: "Substituição inicial a 160.000 km/120 meses. Substitua a cada 80.000 km/60 meses a partir daí."

editar: Além disso, um cara do Bobistheoilguy.com postou uma troca de líquido de arrefecimento e várias lavagens em seu Jeep 2014 e não foi bonito.

#18 ·
Obrigado pela descrição detalhada. Acabei de fazer uma lavagem do líquido de arrefecimento no meu RAV4 2WD A/T (Gen 1) de 1998 com 62.000 milhas. Adicionei o líquido de arrefecimento Toyota Long Live (concentrado/Vermelho) e também substituí o termostato, pois não há registros de serviço dos proprietários anteriores. Eu estava me perguntando se o novo termostato estava funcionando corretamente. Acho que se eu fizer um longo teste e ele não superaquecer, está tudo bem.

#20 ·
@1000MPH Só queria agradecer pelo relato e pelas fotos. Fiz isso no meu RAV4 LE AWD 2014 no fim de semana passado. Quero enfatizar a todos que continuem a verificar o nível do líquido de arrefecimento por alguns dias após a drenagem e o enchimento. Tive que adicionar um pouco depois de cada vez que dirigi o veículo, pois o sistema se acomodou e as bolsas de ar foram preenchidas.

#22 ·
Acabei de fazer isso no meu carro de 2015, com 9 anos e 11 meses desde que foi colocado em serviço. A descrição está correta, simples drenagem e reabastecimento. Acho que a razão pela qual a próxima troca é devida em apenas 60 meses é porque o fluido antigo não é completamente drenado, caso contrário, seria mais como 2 galões em vez de apenas 1,3 ou algo assim, e se estivesse cheio de novo Super Long Life, seria bom novamente por 120 meses. Essa é a minha opinião sobre isso de qualquer maneira.

#24 ·
@1000MPH

Eu troquei o líquido de arrefecimento do meu RAV4 hoje e queria que você soubesse que achei seu DIY muito útil! Obrigado por fornecer uma explicação e contexto tão claros para o procedimento!

Saúde!
Fico feliz que tenha ajudado. Troquei o líquido de arrefecimento do meu 4Runner na semana passada pela 3ª vez e ainda me refiro aos "how-to's".
E aqui está uma dica para os proprietários dos EUA...
Consegui que a Lewis Toyota em Kansas me enviasse líquido de arrefecimento durante uma promoção há algum tempo. Menos de US$ 19/gal e frete grátis para meu pedido de US$ 75+.

#25 ·
Troquei o líquido de arrefecimento do meu RAV4 2015 hoje e tirei algumas fotos.
Esta é uma simples drenagem e enchimento do radiador, se você quiser ficar louco e drenar o bloco do motor, então o volume de fluido provavelmente será maior.
O design do sistema de arrefecimento desta geração torna um dos mais fáceis de realizar o serviço de manutenção.
Não há necessidade de rampas ou de levantar o RAV para acesso.
O reservatório fica alto no compartimento do motor, então a sangria do sistema é basicamente automática.
Esta geração do RAV4 não tem tampa de radiador no radiador real, ela fica no reservatório, então não há necessidade de remover a tampa superior do radiador. Você precisa remover a tampa inferior.

Ferramentas e suprimentos que usei:
2 galões de Toyota Super Long Life Coolant (pré-misturado)
Soquete de 10 mm, catraca, extensões
chave de fenda pequena (para clipes de plástico)
Alicate (para abraçadeiras do reservatório)
Tubo de vinil transparente 5/16”ID
2 recipientes plásticos vazios de um galão.
bandeja de drenagem para pingos
anti-seize para parafusos
panos de oficina
guantes
Se você drenasse o líquido de arrefecimento pelo pino de drenagem do radiador, quanto líquido de arrefecimento você acabou precisando? 1,5 galão?

#27 ·
O líquido de arrefecimento Toyota não é necessário. Muitas opções de reposição para seus intervalos de 5 anos. Eu nunca consideraria usar o enchimento de fábrica por uma década ou 100.000 milhas. Mas adivinhe, alguém está apostando se sua bomba de água, válvula de desvio, radiador... durará tanto tempo.

Algumas opções 50:50:

E concentrado se você quiser misturar sua própria proporção ou se você cometeu o erro de uma lavagem com mangueira de jardim:

#28 ·
Obrigado por fazer todo esse trabalho de pensar por nós, Greasy. Com um intervalo de troca de 10 anos, estou perfeitamente satisfeito em usar o Toyota Super Long Life.

A propósito, é o seu carro e você pode fazer o que quiser, yada yada yada, mas o intervalo de troca de 10 anos é baseado nos aditivos anticorrosivos que se esgotam a uma taxa muito lenta e previsível. Por causa da Química. Portanto, não há razão para desconfiar da longevidade de 10 anos do Super Long Life.

#29 ·
Então, por que cada serviço subsequente é 5 anos após a corrida inicial tola de 10 anos? Os 10 anos são marketing. Os 5 anos são uma vida útil realista do líquido de arrefecimento. Obviamente, muitos não possuirão um veículo por tempo suficiente para se preocupar com isso. Proprietários de segunda/terceira/quarta viagem desfrutarão das futuras reparações/manutenções necessárias.

#30 ·
Então por que cada serviço subsequente é 5 anos após a corrida inicial de 10 anos? Os 10 anos são marketing. Os 5 anos são uma vida útil realista do líquido de arrefecimento. Obviamente, muitos não possuirão um veículo por tempo suficiente para se preocupar com isso. Os 2º/3º/4º proprietários desfrutarão dos reparos/manutenção futuros necessários.
Porque você não consegue drenar todo o enchimento original. De 2,0 galões, você só consegue drenar 1,3 galões. Quando você substitui isso por 1,3 galões, você tem uma mistura de 2/3-1/3 de novo e velho. Portanto, a longevidade é agora cerca de metade, ou cinco anos. Na verdade, poderia ser 6-2/3 anos, mas acho que isso foi considerado muito complicado.