Toyota RAV4 Forums banner
1 - 17 of 17 Posts

dvanaken

· Registered
2 Posts
Discussion starter · #1 ·
Isto foi chocante - deixei o Rav4 2.5L de 2011 do meu filho para a sua primeira troca de óleo desde que o comprei como um carro certificado. Tenho usado sintético total em 8 Toyotas, de um Matrix a uma Sienna. Pedi uma troca de óleo totalmente sintético, deixei o carro e quando meu filho foi buscá-lo, eles o trocaram para convencional (sem nenhuma tentativa de nos contatar). Disseram ao meu filho "este carro não usa óleo sintético". Olhei no manual e ele especifica 0w-20 ou 5w-20. Eu pensei que todo 0w-20 era sintético. Procurei e encontrei isto da Toyota que afirma que o Rav4 deve usar óleo convencional:

http://www.settraining.com/content/course-codes/12_07_HS_Toyota_Engines_and_Synthetic_Oil1.pdf

Alguém mais já passou por isso? Estou irritado que eles tenham feito isso sem confirmar comigo - este é um revendedor que uso há 15 anos e onde comprei vários carros. Se estou disposto a pagar por isso, por que eles deveriam se importar se eu quero sintético?

Houve inúmeras postagens sobre óleo, convencional vs. sintético, mesmo relacionadas às recomendações da Toyota. Mas, como exemplificado pelo gráfico http://www.settraining.com/content/c...hetic_Oil1.pdf, as recomendações da Toyota parecem ser malucas. Exemplos: Camry com motor 2AR-FE I4 - sintético. RAV4 com motor 2AR-FE I4 - convencional. Sienna e outros com motor 2GR-FE V6 - sintético. RAV4 com motor 2GR-FE V6 - convencional. Houve muitas conjecturas sobre as aparentes discrepâncias, uma delas sendo que com o RAV sendo um SUV com talvez um uso mais severo, o óleo convencional tem mais capacidade de resistir à degradação, mas isso pode ou não ser verdade. Parece que qualquer óleo que atenda aos requisitos de peso e classificações API exigidos pela Toyota deve ser adequado, seja convencional ou sintético.

Houve muitas conjecturas sobre as aparentes discrepâncias, sendo uma delas que, com o RAV sendo um SUV com talvez um uso mais severo, o óleo convencional tem mais capacidade de resistir à degradação,
Pelo contrário, tanto quanto sei

Parece que qualquer óleo que atenda às classificações de peso e API exigidas pela Toyota deve ser adequado, seja convencional ou sintético.
Bingo.

Só porque eles especificam óleo convencional não significa que o sintético seja ruim para o motor. Significa apenas que o óleo convencional faz o trabalho. Os sintéticos (especialmente os sintéticos de qualidade como Mobil One, Red Line, etc.) são melhores em quase todos os aspectos. Se valem ou não a despesa extra é uma questão de julgamento. Eu uso Mobil One 0W30 porque moro em Minnesota e gosto de óleo que ainda flui quando as temperaturas estão abaixo de zero.

No final, o fato de você garantir que seu motor tenha óleo e trocá-lo regularmente é mais importante do que o tipo que você usa.

Mais um negociante que não sabe de nada, mas sabe tudo. :surprise

Dito tudo isso, a menos que você esteja usando um intervalo de troca de óleo estendido ou seja muito exigente com seu carro, o óleo convencional será bom por 5.000 milhas. Não faz sentido desperdiçá-lo, basta voltar para o óleo sintético na próxima troca. Sem danos, sem falta.

Eu levaria de volta ao revendedor e diria a eles que você disse a eles que queria um determinado óleo, então eles irão drenar e reabastecer, incluindo um novo filtro com o óleo que você queria. Você é o cliente, é seu dinheiro e seu veículo e talvez eles aprendam que não são eles que mandam, VOCÊ É!:serious

Discussion starter · #8 ·
Obrigado

Obrigado a todos. Acho que vou ligar para o departamento de peças da concessionária e confirmar que o Toyota 0w-20 é de fato sintético e, em seguida, apontar ao gerente de serviço que o manual do usuário de fato sugere este óleo (sintético) e perguntar por que diabos eles tomaram essa decisão arbitrariamente, especialmente sem contato.

^^^o que eles disseram^^^

Só porque um veículo não exige sintético não significa que não possa ser usado. Seu revendedor estava muito errado.

A propósito, todos os 0W-20 SÃO sintéticos por padrão.

Dito tudo isso, a menos que você esteja usando um intervalo de troca de óleo estendido ou seja muito exigente com seu carro, o óleo convencional será bom por 5.000 milhas. Não faz sentido desperdiçá-lo, apenas volte ao óleo sintético na próxima troca. Sem danos, sem falta.
Não está totalmente correto. Honda, Quaker State, Motorcraft e outros oferecem uma mistura sintética 0W20.

Thank you all. I think I'll call the dealer parts department and confirm that the Toyota 0w-20 is indeed synthetic and then point out to the service manager that the user manual in fact suggests this (synth) oil and ask why the hell they arbitrarily made this decision especially with no contact.
Concordo com RF Overlord, deixe para lá desta vez. Entrar numa discussão ou tentar educar idiotas pode fazer você se sentir melhor, mas só lhe dará menos cooperação no futuro quando algo realmente importar.

O link da Toyota na primeira postagem está tão mal formulado que é risível:

Na verdade, os
unicos Toyotas de 2012 que não podem usar
óleo sintético são o Avalon, RAV4 de 3,5 litros,
Tacoma de 4,0 litros e Yaris.
Tudo mais usa sintético, ou pode
usar sintético ou convencional.

O que eles estão tentando dizer é que seu 0W20 não é recomendado nesses motores específicos. A maneira como se lê é que os sintéticos não são permitidos nesses motores. Os requisitos de óleo e troca de óleo da Toyo estão em constante mudança há anos e a redação como a acima certamente não ajuda. Meu carro tem menos de 18.000 milhas e EU TIVE que fazer 12 trocas de óleo durante esse tempo para manter a garantia. ISSO é uma loucura. Estou surpreso que o parafuso de drenagem do cárter não esteja danificado.

Dito isso, eu também ficaria chateado com o revendedor. Parece que quando você diz óleo sintético para eles, tudo o que eles sabem é óleo Toyota genuíno 0W20... nada mais existe. Então eles decidem se você precisa ou não.

Quando uma instalação de troca de óleo rápida onde eu moro instalou óleo que era adequado, mas não o melhor em um Hyundai que eu possuía e descobri isso depois de dirigir para casa, voltei ao estabelecimento e pedi que eles drenassem o óleo e o substituíssem pelo óleo correto. Eu tinha dito que eles não precisavam trocar o filtro, embora ele contivesse um pouco de óleo, mas o gerente mandou o técnico trocá-lo mesmo assim. Em visitas subsequentes, não tive problemas.

O link da Toyota na primeira postagem é tão mal formulado que é risível:

Na verdade, os
únicos Toyotas de 2012 que não podem usar
óleo sintético são o Avalon, 3,5 litros
RAV4, Tacoma 4,0 litros e Yaris.
Tudo mais usa sintético, ou pode
usar sintético ou convencional.

O que eles estão tentando dizer é que seu 0W20 não é recomendado nesses motores específicos. A maneira como está escrito é que os sintéticos não são permitidos nesses motores. Os requisitos de óleo e os requisitos de troca de óleo da Toyo estão em constante mudança há anos e a redação como essa acima com certeza não ajuda. Meu carro tem menos de 18.000 milhas e EU TIVE que fazer 12 trocas de óleo durante esse tempo para manter a garantia. ISSO é uma loucura. Estou surpreso que o parafuso de drenagem do cárter não esteja danificado.

Dito isso, eu também ficaria chateado com o revendedor. Parece que quando você diz óleo sintético para eles, tudo o que eles sabem é óleo Toyota genuíno 0W20... nada mais existe. Então eles decidem se você precisa ou não.
Aparentemente, há algo ainda mais estranho acontecendo. Como observei em minha primeira postagem, o documento da Toyota sobre o uso de óleo convencional ou sintético diz, por exemplo, que para Siennas e outros Toyotas com o mesmo motor V6 2GR-FE que o RAV4, o sintético deve ser usado, enquanto para o RAV4 V6, o convencional deve ser usado..

Aparentemente, há algo ainda mais estranho acontecendo. Como observei na minha primeira postagem, o documento da Toyota sobre se deve usar óleo convencional ou sintético diz, por exemplo, que para Siennas e outros Toyotas com o mesmo motor V6 2GR-FE do RAV4, o sintético deve ser usado, enquanto para o RAV4 V6, o convencional deve ser usado.
Isso reforça meu ponto acima. O que eles estão realmente dizendo é que Toyota sintético 0W20 não deve ser usado nessas combinações de veículo/motor (por qualquer motivo). Para a Toyota e seus revendedores, sintético significa SOMENTE Toyota 0W20, pois eles não oferecem nenhuma outra viscosidade sintética sob o nome Toyo. Não é à toa que os revendedores ficam totalmente confusos. A simples menção do Mobil 1 5W30 pode fazê-los espumar pela boca e correr para a linha direta para o Japão em total estupor.

Quando pedi ao meu revendedor para usar sintético no meu V6 Limited 2010, eles disseram que não havia problema; eles usaram a marca Mobil 1, 100% sintético 5W30. Tenho usado desde a segunda troca de óleo, há quatro anos. (Mais de 68.000 milhas até agora).

O que eles estão realmente dizendo é que Toyota sintético 0W20 não deve ser usado naquelas combinações de veículos/motores (por qualquer motivo). Para a Toyota e seus revendedores, sintético significa SOMENTE Toyota 0W20, pois eles não oferecem nenhuma outra viscosidade sintética sob o nome Toyo.
Isso realmente faz mais sentido aqui, embora a maioria dos revendedores, de fato a maioria dos mecânicos em geral, esteja mal informada sobre óleo, então não deve ser surpresa que o OP tenha recebido informações defeituosas.

Isso reforça o meu ponto acima. O que eles estão realmente dizendo é que Toyota synthetic 0W20 não deve ser usado nessas combinações de veículos/motores (por qualquer motivo). Para a Toyota e seus revendedores, sintético significa SOMENTE Toyota 0W20, pois eles não oferecem nenhuma outra viscosidade sintética sob o nome Toyo. Não é de admirar que os revendedores permaneçam totalmente confusos. A simples menção do Mobil 1 5W30 pode fazê-los espumar pela boca e correr para a linha direta para o Japão em total estupor.
O fato de o documento de uso do óleo Toyota não especificar que ele se refere ao óleo da marca Toyota, embora supostamente se refira ao seu próprio óleo, certamente pode causar confusão para os revendedores. Por exemplo, meu revendedor de serviço não usa óleo da marca Toyota, mas usa produtos Pennzoil.

1 - 17 of 17 Posts