Toyota RAV4 Forums banner

Ativar/desativar Assistência de Direção (2024 Rav4 Prime XSE)

5.5K views 20 replies 7 participants last post by  willie2323  
#1 ·
Onde a Assistência de Direção está ativada/desativada em um 2024 RAV4 Prime? Quando pressiono o botão LTA no volante, diz que "Assistência de Direção Ativa" e "Centralização de Faixa Ativa" (veja a imagem). O indicador LTA está branco. Nunca o vi ficar verde ou laranja, o que o manual diz...
Iluminado em verde: Assistência de direção da função de assistência de direção ou centralização de faixa está operando. Piscando em laranja: A função de alerta de saída de faixa está operando
... nem nunca senti que puxasse o volante.

Não tenho certeza se quero, porque acho que esse recurso no Hyundai da minha namorada é muito agressivo. Mas pelo menos quero ver como é. Não vejo nenhuma configuração para Ativar ou Desativar. Posso apenas ligar ou desligar o LTA completamente ou alterá-lo de um som para uma vibração do volante.

Em RAV4s mais antigos, havia um menu LDA (alerta de saída de faixa?) que tinha uma configuração para isso.

Attachments

#2 ·
Onde a Assistência de Direção está ativada/desativada em um 2024 RAV4 Prime? Quando pressiono o botão LTA no volante, ele diz que "Assistência de Direção Ativa" e "Centralização de Faixa Ativa" (veja a imagem). O indicador LTA está branco.
Sim, esse é o botão liga/desliga do sistema LTA. Quando está branco, está ativado, mas não necessariamente fazendo nada ainda.
Eu nunca o vi ficar verde ou laranja, o que o manual diz...
Iluminado em verde: Assistência de direção da função de assistência de direção ou função de centralização de faixa está operando. Piscando em laranja: A função de alerta de saída de faixa está operando
... nem nunca senti ele puxar o volante.
Existem várias condições que precisam ser atendidas para que essas funções se tornem ativas. Por exemplo, velocidade >30 MPH, e para o Lane Center, o radar cruise deve estar ligado. Coisas assim, como detalhado no manual.

Se você quiser ver uma exibição melhor dessas funções durante a condução, altere a tela MID para exibir a tela de informações do sistema de suporte à condução. Ele iluminará cada linha de saída de faixa em laranja no lado onde o veículo excedeu a faixa.

#8 ·
Obrigado, mas como faço para ligar e desligar o Steering Assist? Não quero desligar os avisos de saída de faixa ou o radar, mas não quero nenhuma "ajuda" para dirigir o carro. Isso poderia ser feito em RAV4s anteriores com o menu LDA.
Consulte o manual do proprietário em "Recursos personalizáveis". Ele mostra como ligar/desligar isso lá.

#7 ·
Que pena. Alguém provavelmente vai morrer. Eu estava dirigindo o Hyundai Ioniq5 da minha namorada com a versão disso alguns meses atrás. Havia um ciclista andando em uma estrada perto da minha casa. A estrada tinha uma faixa pintada no meio. Não havia outro tráfego. Quando eu estava passando por ele, fui um pouco para a esquerda para dar mais espaço a ele e o detector de saída de faixa achou que eu estava saindo da minha faixa (eu não estava, mas como ele ia saber?) Então ele me guiou de volta para o ciclista! Felizmente, eu venci aquela batalha com o volante. Um ciclista em movimento não se destaca bem com um fundo desordenado para o radar, então eu entendo por que o radar não o detectou.

Depois desse incidente, fui a um fórum de discussão online de ciclistas e, aparentemente, esses incidentes são comuns.

Gostaria de um aviso se estiver prestes a sair da minha faixa, e gostaria que o radar reduzisse o risco de colidir com o carro à minha frente, mas posso dirigir meu carro sozinho, muito obrigado, Toyota!

#16 ·
Onde a Assistência de Direção está ativada/desativada em um 2024 RAV4 Prime? Quando pressiono o botão LTA no volante, ele diz que "Assistência de Direção Ativa" e "Centralização de Faixa Ativa" (veja a imagem) O indicador LTA está branco. Nunca o vi ficar verde ou laranja, o que o manual diz...
Iluminado em verde: Assistência de direção da função de assistência de direção ou centralização de faixa em operação. Piscando em laranja: Função de alerta de saída de faixa em operação
... nem nunca senti que ele puxasse o volante.

Não tenho certeza se quero isso porque acho que esse recurso no Hyundai da minha namorada é muito agressivo. Mas pelo menos quero ver como é. Não vejo nenhuma configuração para ativá-lo ou desativá-lo. Posso apenas ligar ou desligar o LTA completamente ou alterá-lo de um som para uma vibração do volante.

Em RAV4s mais antigos, havia um menu LDA (alerta de saída de faixa?) que tinha uma configuração para isso.
Os dois botões esquerdos (lado direito do volante) são usados com o controle de cruzeiro. O superior define a distância de acompanhamento e o inferior liga ou desliga a centralização de faixa. Manter o controle de cruzeiro por 2 segundos ativa o controle de cruzeiro de velocidade constante (tradicional). Dentro das configurações, você pode personalizar ainda mais muitas configurações. Existem vários vídeos no YouTube (demonstrações de concessionárias) sobre eles. Acho que o LCS é muito instável em comparação com a condução normal, e você não pode confiar nas linhas de meio aviso na estrada em NY. Meu amigo dirige um Kia e a coisa apita toda vez que ele se aproxima das linhas, e ele faz isso mais do que você imagina. lol

#18 ·
Obrigado, mas não entendo como isso se relaciona com a minha pergunta. Existe alguma forma de desativar apenas o Steering Assist sem desativar todo o sistema LTA? Porque eu não consegui encontrar uma.
Eu mexi nisso, e o controle do volante é muito menos perceptível do que com o controle de cruzeiro, mas ainda está lá. Não havia opções que "dessincronizassem" os dois. A documentação não é ótima, e o recurso varia entre os modelos, como você afirmou. Foi muito mais uma distração do que um recurso útil. Veja se seu revendedor tem um mecânico mestre da Toyota para verificar suas opções.

#20 ·
Acho que ainda pode usar o cruise control com radar sem assistência de faixa/roda. É assim que eu o uso na maioria das vezes. Basta desligar o botão inferior esquerdo depois que o cruise control é ativado. Eu tenho um '23 RAV4P SE, mas não consigo imaginar que eles mudem muito isso.