Toyota RAV4 Forums banner

Deixe o motorista operar TODAS as janelas enquanto o bloqueio dos vidros elétricos estiver ativado

15K views 11 replies 5 participants last post by  casper  
#1 ·
Olá a todos,

Eu estava me perguntando se havia alguma modificação para permitir que o motorista operasse TODAS as janelas elétricas enquanto o interruptor de bloqueio da janela está ativado. Eu entendo que o interruptor de bloqueio da janela é muito útil, especialmente para evitar que as crianças operem as janelas e criem um risco de segurança. Mas, por que o design não permite que o motorista opere as janelas? O motorista tem acesso ao botão de bloqueio, então o design dificulta quando o motorista quer abaixar uma das janelas traseiras, por exemplo.

Alguém sabe sobre modificações que podem mudar o comportamento para que o motorista possa operar todas as janelas, independentemente de o bloqueio estar ativado ou não?

Agradeço todas as contribuições. Obrigado!

#2 ·
Isto parece um mod muito útil. Espero que RickL se manifeste.

#3 ·
Gostaria de poder oferecer algumas sugestões, mas os diagramas de fiação mostram o painel de controle do motorista apenas como uma caixa com 12 fios saindo dela. Ele não mostra como os 12 fios se interconectam quando os vários botões são pressionados/puxados.

As outras três portas estão conectadas diretamente ao fusível de cada porta, portanto, sempre há 12 volts em cada interruptor da porta. Meu melhor palpite é que o botão "travar" remove a conexão com a terra para que essas janelas não funcionem quando o botão local for operado. Da mesma forma, os interruptores do motorista também não podem operar essas janelas sem uma conexão com a terra.

A coisa interessante é que os diagramas mostram as configurações internas dos interruptores para as outras três portas.

#4 ·
Num esforço para descobrir o que acontece internamente no interruptor mestre (interruptor do motorista), recorri ao Tio Google.

Encontrei este diagrama que sei que não é exatamente como o RAV4, mas acredito que está suficientemente próximo para explicar o que acontece com o interruptor LOCK no RAV4. A qualidade é fraca, mas foi a correspondência mais próxima que consegui encontrar.

Neste diagrama, 12 volts vêm do canto superior esquerdo (a linha vermelha) e alimentam todos os 4 interruptores de janela. O fio terra está conectado à parte inferior do interruptor LOCK. No RAV4, cada interruptor de janela recebe energia de seu próprio fusível, mas, fora isso, o princípio de operação parece ser o mesmo do RAV4.

O diagrama também parece ser de um veículo com volante à direita. No diagrama, a linha vermelha mostra o caminho da corrente quando a janela do passageiro dianteiro (ou seja, esquerda) está na posição inferior.

No diagrama, você pode ver que o interruptor LOCK interrompe/faz a conexão com o terra. Com o terra "aberto", nem o interruptor do motorista, nem os interruptores individuais das portas funcionarão. Quando você "fecha" a conexão com o terra, todos os interruptores estão operacionais. Não parece haver uma maneira fácil de mudar isso sem substituir todo o interruptor mestre da porta do motorista.

#6 ·
Desativar a linha de 12V em cada porta com um relé de 30A será a única solução. As janelas ainda funcionarão se não houver 12V indo para a porta, pois a energia e o terra ainda serão fornecidos pelo interruptor mestre da porta do motorista. Refaça a fiação do interruptor mestre para fornecer um terra ao relé somente quando você o ligar, para que o relé energize e forneça 12V ao interruptor da porta traseira. Em seguida, ignore o interruptor mestre e forneça uma linha de terra para o restante do interruptor no painel mestre do motorista. Dessa forma, você pode controlar todas as janelas com o interruptor de vidros elétricos na posição OFF a partir do controle do motorista, mas não do interruptor das outras portas. Quando esses relés de 12V estiverem ligados, você pode controlar todas as janelas de todos os interruptores em todas as portas.

#7 · (Edited)
Desativar a linha de 12V em cada porta com um relé de 30A será a única maneira de fazer isso... Refaça a fiação do interruptor principal para fornecer um aterramento ao relé somente quando você o ligar, para que o relé energize e forneça 12V ao interruptor da porta traseira.
Casper;
Ótimo plano, e provavelmente o único que funcionaria. Embora eu não tenha certeza se o OP está disposto a fazer tanto trabalho. Eu tive a impressão de que ele estava procurando algo mais simples como "curto no pino #3 para #5 e pronto".

Eu presumo que você planeja operar o relé com o interruptor LOCK existente na porta do motorista. Não tenho certeza se o 2º contato do interruptor LOCK é acessível. Acho que é apenas uma conexão interna dentro de uma unidade selada. Uma alternativa seria adicionar um novo interruptor em algum lugar no painel.

irf44z:
O método de Casper exige que 3 novos relés sejam instalados para interromper o fornecimento de 12 volts de cada um dos fusíveis que fornecem energia a cada uma das 3 portas dos passageiros. Talvez você pudesse localizar um relé 3PST e resolver o problema com um único relé.
(Lembre-se que meu desenho do Google mostra apenas um único fornecimento de 12 volts para todas as janelas).

Eu acho que é uma questão de quanto o interruptor LOCK te incomoda, e seu nível de experiência com fiação e leitura de diagramas.

No meu caso, considero que é muito trabalho para o pequeno retorno obtido. Apertar o interruptor de bloqueio ocasionalmente não é um grande problema para mim.

Você também deve considerar que cortar os fios existentes e introduzir emendas e relés pode introduzir problemas futuros se as conexões não forem feitas com segurança.

Se você deseja continuar com o método de Casper, posso fornecer os diagramas de fiação para os vidros elétricos do RAV4..

#8 ·
Obrigado, Rickl e Casper pela informação. Estou à vontade com projetos elétricos/de fiação, mas acho que concordo com você que é muito trabalho para a quantidade de retorno. Você ainda me enviaria os diagramas de fiação para os vidros elétricos? Será útil se eu decidir fazer este projeto no futuro. Muito obrigado pelas ótimas informações!!

#9 ·
Rickl: Abaixo estão algumas fotos do interruptor mestre do motorista. É muito fácil de desmontar e não há surpresas com molas como em algumas outras marcas de interruptores. Apenas 3 parafusos e toda a montagem se separa em 2 camadas. Veja as fotos anexas.

Apenas certifique-se de levantar a camada para cima e lembre-se de marcar onde o controle deslizante deve estar ou você terá um tempo divertido para montar o interruptor novamente.

Attachments

• Like
Reactions: Rickl
#10 ·
Rickl : Abaixo estão algumas fotos do interruptor mestre do motorista. É muito fácil de desmontar e não há surpresas de mola como em algumas outras marcas de interruptores. Apenas 3 parafusos e toda a montagem se separa em 2 camadas. Veja as fotos em anexo.

Apenas certifique-se de levantar a camada para cima e lembre-se de marcar onde o controle deslizante deve estar ou você terá um tempo divertido para montar o interruptor novamente.
Então é isso que está dentro!:surprise