Queria fazer uma pequena redução de ruído no meu XSE 2023. Fiz medições de som antes e depois, e pensei em compartilhá-las aqui. As regras básicas eram que o trabalho tinha que ser simples, e minha esposa disse que os resultados tinham que ser invisíveis. Peguei alguns tapetes velhos de um veículo anterior, cortei-os para caber e coloquei-os sob os tapetes para todas as condições climáticas nas áreas de assento. Em seguida, coloquei tapetes de amortecimento de som Second Skin Damplifier Pro de 2 mm na área de carga sob e ao redor de onde está o pneu sobressalente, bem como no painel ao lado da bateria de 12 V. Foram necessários quase 10 pés quadrados de material.
As medições do nível de som foram feitas para três situações: modo EV a 40 mph e a 55 mph, e modo HV a 70 mph. As medições a 40 mph foram feitas em uma estrada terciária, as medições a 55 mph foram feitas em uma estrada secundária lisa, e as medições a 70 mph foram feitas em uma rodovia interestadual.
A 40 mph e no modo EV, a melhoria foi apenas uma fração de um dBA. Estava abaixo da incerteza nas medições.
A 55 mph e no modo EV, e a 70 mph e no modo HV, a melhoria foi de cerca de 3 dBA.
Então, a redução de ruído medida não foi tão grande, mas o caráter do ruído mudou. Acho difícil descrevê-lo em palavras, mas parecia um pouco menos áspero, ou talvez um pouco menos agressivo. Se valeu o custo, tanto em dinheiro quanto em tempo e esforço, é questionável, mas foi um exercício interessante.