Toyota RAV4 Forums banner
1 - 20 of 32 Posts

johnasmith99

· Registered
15 Posts
Discussion starter · #1 · (Edited)
Meu híbrido anterior era um híbrido plug-in, Ford C-max Energi. Uma configuração que eu realmente gostava era que ele engatava automaticamente a regeneração ao tirar o pé do acelerador. Eu realmente conseguia dirigir muito sem tocar no pedal do freio. Existe alguma maneira de um RAV4 híbrido fazer isso?

Meu híbrido anterior era um híbrido plug-in, Ford C-max Energi. Uma configuração que eu realmente gostava era que ele engatava automaticamente a regeneração ao tirar o pé do acelerador. Eu realmente podia dirigir muito sem tocar no pedal do freio. Existe alguma maneira de um RAV4 híbrido fazer isso?
O RAV4 híbrido entrará automaticamente no modo de regeneração quando você soltar o acelerador. Você nem precisa tirar o pé do acelerador. Sempre que o carro achar que você quer ir um pouco mais devagar do que a velocidade atual (pressão muito leve no acelerador), ele entrará no modo de regeneração. Ao descer uma ladeira e sem o pé no acelerador, o carro tentará, por meio da regeneração, manter a velocidade atual ou diminuir um pouco. O computador que controla a regeneração/aceleração/frenagem é muito inteligente. Mesmo uma frenagem leve não aplicará os freios de fricção, mas diminuirá a velocidade do carro com regeneração adicional. É por isso que os freios de um híbrido duram para sempre. Se estiver descendo uma ladeira muito longa e a bateria de tração estiver cheia devido à regeneração, o computador acionará o ICE para fornecer frenagem por compressão, economizando assim o desgaste dos freios de fricção.

Há vários displays que você pode selecionar no MID e na tela do rádio que mostram quando o carro está no modo de regeneração. Um dos mais fáceis de acessar é pressionar a tela inicial no rádio. Há outro display mais detalhado disponível no MID que mostra cada motor e o fluxo de energia para dentro e para fora desse motor para/das rodas; é fascinante observar esse display e a transição perfeita do fluxo de energia para dentro e para fora da bateria e do ICE.

Sim, tenho dificuldade em entender a publicação do autor. É assim que os híbridos da Toyota funcionam. Regeneração em cada segundo de oportunidade para fazê-lo.

2022 rav4 híbrido (não prime)

literalmente o tempo todo, se eu tirar o pé do acelerador, o motor para e ele imediatamente começa a carregar a bateria.

em ruas de superfície, subindo, em rodovias. Se eu tirar o pé do acelerador, essa pequena exibição gráfica de 'roteamento de energia' imediatamente vai com uma seta verde para a bateria (um ou mais MG estão carregando a bateria).

A única vez que eu vi isso não acontecer é... carga muito baixa, ou se eu estiver pedindo aquecimento na cabine, e o motor não estiver quente o suficiente... o motor continuará funcionando. Mas isso é super raro.

99,99% do tempo... pé fora do acelerador, o motor para imediatamente. E essa coisa também roda muito bem, quase sem desaceleração*

*a menos que eu tenha o controle de cruzeiro dinâmico ligado, então ele usa a relutância do motor muito mais forte para manter a velocidade

Discussion starter · #4 ·
O RAV4 híbrido entrará automaticamente no modo de regeneração quando você soltar o acelerador. Você nem precisa tirar o pé do acelerador. Sempre que o carro achar que você quer ir um pouco mais devagar do que a velocidade atual (pressão muito leve no acelerador), ele entrará no modo de regeneração. Ao descer uma ladeira e sem o pé no acelerador, o carro tentará, por meio da regeneração, manter a velocidade atual ou diminuir um pouco. O computador que controla a regeneração/aceleração/frenagem é muito inteligente. Mesmo uma frenagem leve não acionará os freios de fricção, mas diminuirá a velocidade do carro com regeneração adicional. É por isso que os freios de um híbrido duram para sempre. Se estiver descendo uma ladeira muito longa e a bateria de tração estiver cheia devido à regeneração, o computador acionará o ICE para fornecer frenagem por compressão, economizando assim o desgaste dos freios de fricção.

Há várias telas que você pode selecionar no MID e na tela do rádio que mostram quando o carro está no modo de regeneração. Uma das mais fáceis de acessar é pressionar a tela inicial no rádio. Há outra tela mais detalhada disponível no MID que mostra cada motor e o fluxo de energia entrando e saindo desse motor para/das rodas; é fascinante observar essa tela e a transição perfeita do fluxo de energia entrando e saindo da bateria e do ICE.
Com certeza prestarei mais atenção, mas meu RAV4 híbrido parece andar livremente até eu tocar no pedal do freio. Com o meu C-max, eu sentia um feedback muito forte, junto com o carregamento da bateria. Acredito que não vejo carga até tocar no pedal do freio do meu RAV4. Novamente, prestarei mais atenção e verificarei. Por outro lado, quando em uma descida com o controle de cruzeiro definido, posso sentir a regeneração mantendo o veículo na velocidade definida. Isso é para o feedback.

Atualização: Acabei de levar meu RAV4 para um passeio para refrescar minha memória. Como eu pensei, ele faz uma regeneração suave ao tirar o pé do acelerador, mostrando cerca de 1/4" no medidor de carga a 80 km/h. Com uma leve pressão no pedal do freio, a carga vai para o máximo. Minha pergunta original tinha como objetivo perguntar, existe uma configuração que engataria automaticamente a regeneração máxima ao soltar o acelerador? Não é grande coisa, eu estava apenas curioso, pois meu C-max fazia isso. É provavelmente um recurso mais adequado para um híbrido plug-in, onde há um pacote de bateria substancialmente maior. Eu costumava conseguir reduzir a velocidade até rastejar sem nunca tocar no freio.

Não, infelizmente não tem nenhuma configuração para regeneração máxima.
A regeneração máxima também fica em torno de 3/4 da faixa de carga, e pressionar o pedal do freio mais a fundo acionará os freios hidráulicos.
É assim que funciona desde os primeiros dias dos híbridos da Toyota.

^ No híbrido, a única maneira de fazer isso (eu acho) é usar o controle de cruzeiro por radar,
e segurar o botão de configuração para diminuir a velocidade... ele usará a máxima relutância para te desacelerar antes de atingir os freios a disco.

Essa não é realmente uma maneira de dirigir um carro, no entanto... Agulha CHG na linha CHG para a maior parte disso, dependendo da velocidade e da distância que você a segura.

^ No híbrido, a única maneira de fazer isso (eu acho) é usar o controle de cruzeiro por radar,
e segurar o botão de configuração para diminuir a velocidade... ele usará a máxima relutância para diminuir a velocidade antes de atingir os freios a disco

isso não é realmente uma maneira de dirigir um carro... agulha CHG na linha CHG para a maior parte disso, dependendo da velocidade e da distância que você o segura
Sim, é assim que está funcionando para mim. O controle de cruzeiro, mesmo sem radar, usará a regeneração para manter a velocidade em declives.

O que johnasmith está se referindo é algo que a maioria de vocês nunca experimentou. No mundo dos VE, o modo "B" como é chamado, é uma configuração regenerativa significativamente mais agressiva. Quando você tira o pé do acelerador, o carro basicamente começa a frear. Não com os freios, é claro, mas é como se você colocasse o pé no freio e empurrasse.

O modo B, quando dominado, permite a condução com um único pedal em muitas circunstâncias. Mesmo na condução urbana, apenas soltar o pedal do acelerador começa a diminuir a velocidade do carro o suficiente. São apenas configurações regenerativas muito agressivas.

Meu Prime certamente NÃO tem isso. Duvido muito que os híbridos também tenham.

Meu Leaf tem, mas mal feito. Não é agressivo o suficiente, então você ainda precisa frear com frequência. E quando você quer andar em ponto morto, digamos que você veja um sinal vermelho à distância e queira andar em ponto morto por um tempo, diminuindo a velocidade lentamente, o carro maldito diminui a velocidade muito rápido. Simplesmente não é útil.

Mas parece que johnasmith gostou do seu Ford Cmax com isso...

O modo B não se destina absolutamente a ser usado em condições normais de condução. A Toyota desaconselha-o explicitamente.

Dito isto, quando se utiliza o cruise control por radar, ele faz basicamente o mesmo ao desacelerar para outro veículo, utiliza a regeneração máxima e, se necessário, também utiliza o MG1 para fazer girar o motor a combustão como um travão de motor simulado (usando o motor a combustão como uma bomba de ar).

Os híbridos rodam livremente demais quando fora do acelerador, mesmo durante a geração, e o nosso modo 'B' é a mudança manual que inicia a travagem do motor e não parece aumentar a relutância elétrica, de modo que essa travagem adicional é meio que desperdiçada comprimindo o ar no motor e nem tudo vai para o carregamento.

A grande diferença entre um híbrido normal (ou mesmo um PHEV) e um BEV é que, devido às baterias menores dos híbridos, a corrente máxima com que ele pode ser carregado é menor, o que significa menos potência de regeneração. Especialmente os híbridos normais sofrem com isso porque a bateria fica muito rapidamente totalmente carregada. Ao usar um adaptador OBD2 e o aplicativo Hybrid Assistant, você pode ver quanta potência de regeneração está disponível (se a bateria estiver sendo carregada, a potência de regeneração disponível diminui).

Faz sentido que o Prime com liion possa aceitar mais corrente de carga, enquanto o híbrido com nimh não pode. Explica a sensação de desaceleração mais livre quando está em regeneração no híbrido vs prime

A Toyota ainda usa baterias nimh em seus híbridos? Eu não sabia disso.
Para os modelos de 2022, os acabamentos LE e XLE usam. O acabamento XLE Premium e superior são Li-ion.

• Like
Reactions: johnasmith99
Meu Limited 2022 deveria ter Li-ion, certo? 😊
Sim, o 2022 Hybrid Limited tem uma bateria de tração Li-ion. A bateria de 12v é de chumbo-ácido, AGM para modelos norte-americanos e VRLA para modelos japoneses (J VIN)

• Like
Reactions: johnasmith99
1 - 20 of 32 Posts