Toyota RAV4 Forums banner

Problemas no TPMS! Preciso de ajuda!

2 reading
83K views 54 replies 12 participants last post by  2014rtcharger  
#1 ·
Peço desculpa se isto já foi abordado, pesquisei no fórum mas não encontrei nenhuma resposta (aqui ou em qualquer outro lugar).

Em 2 de outubro, substituí os pneus do meu '13 RAV4 XLE. Mesmo tamanho, etc. etc. Todos os sensores estão ativos e transmitindo (eu literalmente acabei de mandá-los verificar novamente há uma hora), eles foram verificados por 3 lugares diferentes, e todos veem a mesma coisa. No entanto, não consigo desligar a luz do TPMS. Quando tentamos redefinir o "registro" dos sensores, ele está sendo bloqueado pelo código DTC C2126... o código que diz que eles não estão conectando (duh... eu sei disso)! Levei-o a 2 mecânicos diferentes (além dos 3 locais de pneus) que limparam os códigos DTC e tentaram ressincronizar, mas o código DTC aparece imediatamente (não o atraso que os manuais do TPMS dizem que deveria acontecer). Estou no meu limite!

Isso aconteceu uma vez antes, quando troquei meus freios, mas dessa vez mandei trocar os freios pela Toyota e eles entraram e fizeram sua mágica, o que incluiu novos sensores, de graça (sem admitir que algo estava errado, é claro, eles alegaram que não sabiam o que aconteceu). Desta vez, eles estão me cobrando um mínimo de $130 apenas para executar o diagnóstico para descobrir o que eu já sei. Só posso imaginar quanto custaria seu "conserto" (estou supondo pelo menos 5 novos sensores e talvez até mesmo um novo computador brilhante). UGH!!!!!! Quaisquer ideias sobre as próximas etapas seriam apreciadas.

Obrigado,
Wendy

#4 ·
O modelo de 2013 tem um estepe donut, então não há sensor de pressão lá, mas eu verifiquei (e a pressão) por via das dúvidas. Também estou dirigindo desde 2 de outubro e não desligou (mesmo com a ajuda de limpar os códigos, reenviar as IDs dos sensores, etc.).

Fui a outro lugar hoje e um novo código apareceu sobre um sensor com falha no meu pneu traseiro esquerdo. Essa é a primeira vez que esse código aparece. Vou levá-lo de volta amanhã e vamos brincar um pouco com ele. Todos estão tão fascinados quanto eu em descobrir, porque todos os sensores leem bem quando não estão ligados ao sistema do carro, o computador TPMS parece ter um problema com eles. Sem mencionar que sou uma mãe de futebol que agora pode fornecer definições de código DTC TPMS de cabeça...

Obrigado pelas respostas! Terei certeza de atualizar quando chegarmos ao fundo de tudo.

#7 ·
Já tive que pagar para substituir dois destes no meu 2014. É possível que a Toyota tenha os piores sensores TPM conhecidos pelo homem.
Eles tiveram uma má série de sensores de O2 em 2004, pode ser um lote ruim de sensores TPMS. Se um carregamento foi superaquecido (recipiente escuro no topo da pilha no barco), poderia ter danificado as baterias.

Eu tenho um sensor no meu '16 Corolla que cai intermitentemente para ~10psi. A leitura da temperatura é estável, embora um pouco baixa, mas consistente. Tive duas vezes que a luz do TPMS acendeu, parei e não encontrei anomalias. Um ou dois meses depois, troquei meu Entune por um Pioneer com um Maestro e isso me contou a história.
Preciso de pneus nos próximos 10.000 ou mais, então substituirei esse sensor quando fizer isso.

Funciona na maior parte, mas não posso usar o recurso "Alerta" do TPMS do Pioneer porque quando o sensor cai, ele aciona o alerta e a tela salta do mapa ou do rádio para a tela TPMS/CEL.

#9 ·
Estou com um problema semelhante no meu '13 RAV4 XLE AWD. A luz de baixa pressão estava acendendo intermitentemente, imaginei que só precisava adicionar um pouco de ar (agora que é inverno). Finalmente consegui fazer isso esta manhã; os pneus estavam em torno de 29 ou 30 PSI, e eu os enchi todos para 33.

Depois de encher, porém, um dos pneus estava vazando pela válvula! Eu aparafusei a tampa com força (parou o vazamento temporariamente) e dirigi até o local de pneus/automóveis mais próximo. Eles me disseram que alguma peça estava quebrada dentro da válvula e que teriam que substituir toda a válvula e o sensor de pressão (cerca de US$ 100 - estou assumindo que é esta peça). Bem, eles fizeram isso, e o pneu não está mais vazando, mas ele não consegue fazer a leitura da pressão "se conectar" ao computador e a luz do painel está permanentemente acesa.

Alguém tem alguma ideia? Isso vai se consertar sozinho depois de dirigir por um tempo? Existe um botão de reset do TPMS em algum lugar?
Obrigado

#11 ·
O novo sensor TPMS tem que ser registrado no sistema, o que só pode ser feito com o Techstream em um laptop ou pelo serviço da Toyota.
Droga.. Eu esperava que fosse apenas para modelos mais novos. Acho que os caras da oficina não tinham TechStream... ele estava usando outra coisa. Resumindo, eu TENHO que usar o Techstream? Você acha que a concessionária me cobraria apenas para registrar um novo sensor? Eu poderia fazer isso sozinho de alguma forma (de graça)?

#13 ·
Existem outras ferramentas que podem funcionar, como o https://www.amazon.com/ATEQ-QuickSet-TPMS-Reset-Tool/dp/B008SCWXN4. Se você for ao revendedor, o custo será de graça a US$ 100 ou mais, pois eles cobram apenas um tempo fixo. Meu revendedor não me cobrou quando fiz alterações de personalização em conjunto com um serviço regular, mas cada revendedor é diferente. Você precisa do número de série no novo sensor, ele precisa ser registrado antes da instalação, pelo que sei, não pode ser visto uma vez dentro da roda, espero que o instalador tenha feito isso por você.

#15 ·
Diga à loja de pneus que você PRECISA do número de identificação do sensor. Eles o colocaram, então eles devem desmontar o pneu para obtê-lo para você. Depois de ter o número de identificação, você pode registrá-lo com o Techstream quando o receber. Certifique-se de anotar TODOS os números de identificação do sensor antes de registrar o novo sensor.

Você também pode fazer outras coisas com o Techstream, como adicionar outra chave. Pesquise Techstream aqui para encontrar muitos tópicos sobre o que ele pode fazer.

Boa sorte. Deixe-nos saber como você se sai.

#19 ·
Esteja ciente de que o Techstream requer um laptop de 32 bits. Existem soluções alternativas para fazê-lo funcionar em uma máquina Win10 de 64 bits, mas é muito mais simples em um laptop XP ou Win7 de 32 bits, se você tiver um. Eu mesmo acabei de comprar um laptop usado, no qual apenas o Techstream está carregado.

#20 ·
Esteja ciente de que o Techstream requer um laptop de 32 bits, existem soluções alternativas para fazê-lo funcionar em uma máquina Win10 de 64 bits, mas é muito mais simples em um laptop XP ou Win7 de 32 bits, se você tiver um, eu mesmo comprei um laptop usado, o Techstream é tudo o que está carregado nele.
Interessante. E quanto a executar o Win7 32 bits através do VMWare?

#22 ·
O driver tem que ser instalado de forma diferente em uma máquina de 64 bits. Eu consegui fazê-lo funcionar no Windows 10 64 bits.

Você pode baixar a v12 aqui. Ele também possui uma chave de arquivo para registrar.

Free Download and install Toyota Techstream 12.20.024 on Windows 7 | OBDII365.com Official Blog

instruções para 64 bits
https://obd2016.wordpress.com/2017/0...s-7-pro-64bit/

download mcvi 64 reg se você ainda não o tiver. Você pode adicioná-lo à primeira pasta de download.

https://www.dropbox.com/sh/mztf3wrqa...i5qy1xpoa?dl=0

você tem que fazer os 2 primeiros passos do texto no primeiro download e, em seguida, usar as instruções do 2º download (obd2016 wordpress) para instalar o driver mvci

PS. Algumas pessoas tiveram mais sorte com uma versão anterior do Techstream, como V10 em vez de V12

#23 ·
O driver tem que ser instalado de forma diferente em uma máquina de 64 bits. Eu consegui fazê-lo funcionar no Windows 10 64 bits.
Igualmente.

Eu não consegui fazê-lo rodar na minha antiga máquina XP.
Eu comprei uma máquina Win 7 de 64 bits para edição Waze em campo, e o Techstream funcionou bem.
Alguns meses depois, a máquina foi atualizada para o Windows 10 e continuou funcionando bem.

#28 ·
#29 ·
Quando abro o Techstream, ele pergunta a minha localização, então sou levado para a seguinte tela (anexada). Eu apenas insiro algumas informações aleatórias?

EDIT: Eu apenas coloquei um caractere em cada caixa e o programa abriu.

Além disso, eu não precisei atualizar nenhum driver. Quando conectei o cabo Mini-VCI, o driver pareceu instalar corretamente. Sem pontos de exclamação amarelos no Gerenciador de Dispositivos. Agora eu tenho um "Módulo de Interface do Veículo" na minha lista de dispositivos. Eu preciso especificamente mudar isso para o driver XHorse? O Windows parece achar que o driver DENSO é mais apropriado.

Attachments

#30 ·
Quando eu abro o Techstream, ele pergunta minha localização, então sou levado para a seguinte tela (anexada). Eu apenas insiro algumas informações aleatórias?
EDIT: Eu apenas coloquei um caractere em cada caixa e o programa abriu.

Além disso, eu não precisei atualizar nenhum driver. Quando eu conectei o cabo Mini-VCI, o driver pareceu instalar corretamente. Sem pontos de exclamação amarelos no Gerenciador de Dispositivos. Agora eu tenho um "Módulo de Interface do Veículo" na minha lista de dispositivos. Eu preciso especificamente mudar isso para o driver XHorse? O Windows parece achar que o driver DENSO é mais apropriado.
Estas são minhas configurações nessa página

Nome da concessionária 111
Código da concessionária 111
Telefone da concessionária 111

Condado da concessionária ESTADOS UNIDOS

tipo de usuário US DEALER 1

O resto está em branco... Botão OK

Você saberá se o driver está instalado quando conectar o cabo no carro e clicar em "conectar ao veículo" se não conectar, então o driver não está instalado corretamente.

#32 ·
Eu prometi uma atualização e aqui está. Consegui instalar com sucesso o Techstream (ver. 12.20.024) no meu laptop Windows 10 de 64 bits. Ele reconhece meu cabo e se comunica com o veículo. Pude visualizar todas as ECUs, alterar várias configurações, etc. Parabéns a 2011rav4 pela ajuda.

No entanto, quando tentei atualizar as configurações do TPMS (seguindo as instruções do vídeo), recebi o erro "Falha no registro da ID devido a um erro de comunicação com a ECU no modo de inicialização". Aparentemente, este é um erro comum. Encontrei um TSB que mostra como conectar TC e GC (apenas usei um clipe de papel), o que fiz e ainda recebi o mesmo erro. Encontrei uma postagem no fórum que sugeria que isso poderia ser devido à versão do firmware do cabo VCI (o meu era 1.4.1). Comprei outro cabo do eBay com firmware 2.0.4 e o erro persistiu. Tentei novamente curto-circuitar TC e GC por mais de 30 segundos e ainda recebi o erro.

Em suma, parece que consigo fazer tudo o que um revendedor pode fazer com o Techstream, EXCETO alterar as configurações do TPMS, que foi o motivo pelo qual assumi este projeto em primeiro lugar :/

Agora estou fora de mais de US$ 30 e me pergunto se deveria ter comprado o cabo real para começar:
Original Xhorse MVCI 3 EM 1Toyota Versão mais recente V10.30.029

Alguém tem alguma sugestão para contornar este erro de "Registro de ID"?
Obrigado

Em outras notícias, alguém está interessado em comprar um cabo VCI como novo? :)

Attachments

#33 ·
Eu prometi uma atualização e aqui está. Consegui instalar o Techstream (ver. 12.20.024) com sucesso no meu laptop Windows 10 de 64 bits. Ele reconhece meu cabo e se comunica com o veículo. Eu pude visualizar todas as ECUs, alterar várias configurações, etc. Parabéns ao 2011rav4 pela ajuda.

No entanto, quando tentei atualizar as configurações do TPMS (seguindo as instruções em vídeo), recebi o erro "Falha no registro da ID devido a um erro de comunicação com a ECU no modo de inicialização". Aparentemente, este é um erro comum. Encontrei um TSB que mostra como conectar TC e GC (apenas usei um clipe de papel), o que fiz e ainda recebi o mesmo erro. Encontrei uma postagem no fórum que sugeria que isso poderia ser devido à versão do firmware do cabo VCI (o meu era 1.4.1). Comprei outro cabo do eBay com firmware 2.0.4 e o erro persistiu. Tentei novamente curto-circuitar TC e GC por mais de 30 segundos e ainda recebi o erro.

Em suma, parece que posso fazer tudo o que um revendedor pode fazer com o Techstream, EXCETO alterar as configurações do TPMS, que foi a razão pela qual assumi este projeto em primeiro lugar :/

Agora estou com mais de US$ 30 e me pergunto se deveria ter comprado o cabo de verdade para começar:
Original Xhorse MVCI 3 EM 1Toyota Versão mais recente V10.30.029

Alguém tem alguma sugestão para contornar este erro de "Registro de ID"?
Obrigado

Em outras notícias, alguém está interessado em comprar um cabo VCI como novo? /forums/images/smilies/icon_smile.gif
Você tentou outra versão do techstream? Talvez v10 e veja se você tem o mesmo problema? Pode ser apenas uma falha no software.

#34 ·
[quote @2011RAV4;2557577]Você tentou outra versão do techstream? Talvez v10 e veja se você tem o mesmo problema? Pode ser apenas um problema no software.[/quote]Eu considerei isso. Mas o software funciona de outra forma, então, antes de mudar as coisas, eu queria ouvir se alguém mais havia contornado esse problema de alguma forma. @2011RAV4 você conseguiu registrar os sensores TPMS via seu Techstream? Uma postagem aqui sugere que eu tente executar uma verificação completa da integridade da ECU primeiro. Este é o fórum que relatou que uma versão mais recente do firmware VCI pode corrigir o problema. Finalmente, este é o tópico onde outros relataram não ter sorte, não importa o que façam.Vou tentar a verificação da ECU amanhã. A última coisa a tentar será uma versão TS diferente. A julgar por todas as evidências na internet, estou apostando que estou SOL. Esperava que alguém tivesse uma solução alternativa.

#35 ·
[quote @2011RAV4 ;2557577]Você tentou outra versão do techstream? Talvez v10 e veja se você tem o mesmo problema? Pode ser apenas uma falha no software.
Eu considerei isso. Mas o software funciona de outra forma, então, antes de mudar as coisas, eu queria ouvir se alguém mais tinha contornado esse problema de alguma forma. @2011RAV4 você conseguiu registrar os sensores TPMS via seu Techstream?

Uma postagem aqui sugere que eu tente executar uma verificação completa da integridade da ECU primeiro.

Este é o fórum que relatou que uma versão mais recente do firmware VCI pode corrigir o problema.

Finalmente, este é o tópico onde outros relataram não ter sorte, não importa o que façam.

Tentarei a verificação da ECU amanhã. A última coisa a tentar será uma versão TS diferente. A julgar por todas as evidências na internet, estou apostando que estou SOL. Esperava que alguém tivesse uma solução alternativa.[/QUOTE]

Sim, eu registrei meus sensores TPMS quando tive que substituir um. Sem problemas. Usei o vídeo que postei, tive que dirigir por alguns quilômetros depois para a luz apagar.

Você conseguiu ver todas as informações do sensor no Techstream?

Eu sempre faço a verificação de integridade quando o inicio. Sem motivo, apenas algo que eu sempre faço.

#39 ·
Nessa página ele fez exatamente a mesma coisa que no vídeo. Acredito que a Denso fabrica as peças OEM. Mas se o mercado de reposição não funcionar, isso me dará ainda mais motivos para ir buscar meu sensor original de volta e consertá-lo eu mesmo.

Não tentei nada com a bateria.

#40 ·
Nessa página ele fez exatamente a mesma coisa que no vídeo. Acredito que a Denso fabrica as peças OEM. Mas se o mercado de reposição não funcionar, isso me dará ainda mais motivos para ir buscar meu sensor original de volta e consertá-lo eu mesmo.

Não tentei nada com a bateria.
Não posso garantir que seja isso que está causando o erro que você está recebendo no techstream. Estou apenas repassando o que li. Usei um sensor oem (a denso os fabrica) que consegui no ebay por 28,00 (há alguns anos). Se você conseguir da toyota, custa 80 ou mais. Você pode encontrar o número do seu sensor denso aqui

Encontre minha peça

Se você tivesse o sensor original que estava em seu carro, talvez pudesse obter um KIT DE SERVIÇO DENSO TMPS que se encaixasse em seu sensor.

O original já deve estar registrado em seu carro, então isso deve resolver seu problema (eu realmente duvido que eles ainda tenham o seu antigo).

Eu sugiro que você tente desconectar a bateria por alguns minutos. Você sabe, às vezes os computadores só precisam reiniciar para corrigir problemas desconhecidos.

Ou instalar uma versão anterior para ver se isso elimina o erro.

Algumas pessoas aqui tiveram partes do V12 techstream faltando após a instalação. como o botão Healthcheck não funcionando e outra pessoa teve um problema ao tentar adicionar uma nova chave. Em ambos os casos, quando eles tentaram uma versão anterior, o problema desapareceu. Não me lembro de ninguém com o erro que você tem.

Não sei mais o que te dizer. Boa sorte e me diga como foi.

#44 ·
Bem, o meu problema é o mesmo, mas diferente. O meu 15 XLE rav4 recebeu C2177 “inicialização incompleta” e a luz do TPMS está LIGADA. Este é o ÚNICO código ativo. No Techstream, vejo todos os IDs dos sensores e pressões com temperaturas. Por alguma razão, na ECU, são 5 IDs de sensores e tenho um pneu sobressalente com o que parece ser um veio de borracha. Hmmm...aqui. Tudo isto depois de colocar os pneus originais de volta depois de andar na neve. Também redefini o tpms com o botão ZILLION vezes. O que fazer? Alguém com os mesmos problemas?

#45 ·
Bem, o meu problema é o mesmo, mas diferente. O meu 15 XLE rav4 recebeu C2177 "inicialização incompleta" e a luz do TPMS está LIGADA. Este é o ÚNICO código ativo. No Techstream, vejo todos os IDs dos sensores e pressões com temperaturas. Por alguma razão, na ECU são 5 IDs de sensores e tenho um pneu sobressalente com o que parece ser um veio de borracha. Hmmm...aqui. Tudo isto depois de colocar os pneus originais de volta depois de andar na neve. Também fiz reset ao tpms com o botão ZILLION vezes. O que fazer? Alguém com os mesmos problemas?
Parece que foi programado para 5 sensores e você só tem 4. Use o Techstream para excluir esse 5º sensor fantasma e você deve ficar bem.

#47 ·
Bem, como faço isso no Techstream? E por que alguém programaria 5 sensores? Essa não é a configuração de fábrica?
Eu não sei - eu nunca fiz isso. Até onde eu sei, os modelos 4.4 NUNCA tiveram um sensor TPMS no estepe, então deveria haver apenas 4 sensores. Mas eu posso estar errado.

#49 ·
Atualização
Queridos irmãos e irmãs, a luz do meu TPMS finalmente apagou. Eu só quero compartilhar minha solução. Tentei registrar novamente 4 novos IDs, mas a ECU não aceita por algum motivo. Então, se você tiver 5 IDs de pneus, basta APAGAR os códigos! Assim que apaguei os códigos, tudo ficou bem e dirigi o carro por alguns dias em diferentes velocidades.
Eu acho que no inverno passado eu estava dirigindo com 4 pneus de neve o inverno inteiro sem registrar seus IDs e a ECU pegou um extra de alguma forma. De qualquer forma, o RAV4 2015 deveria ter apenas 4 registrados por vez. Obrigado!
P.S. Se eu soubesse, teria colocado 4 tpms clonáveis/programáveis nos meus pneus de neve e NUNCA teria que lidar com o registro a cada estação!

#53 ·
Fiz mais algumas pesquisas e posso ter descoberto uma razão técnica para o porquê desses cabos falsificados não estarem funcionando.
De acordo com a postagem aqui, "A ausência da conexão da linha (L) significa que não há suporte para a reprogramação da ECU". Mais ou menos na metade do caminho, há uma captura de tela do utilitário de verificação do cabo (também anexo).
Image

Bem, estou olhando para o meu cabo agora e só vejo quatro fios pequenos saindo da parte prateada do cabo e indo para a placa PCB - vermelho, verde, branco e preto. Isso concordaria com os resultados da verificação do cabo do pôster, mostrando quatro pinos ativos para +B, K, GND e GND (pinos nº 16, 7, 4 e 5, respectivamente). A ausência de um pino ativo nº 15 (a conexão da linha (L)), presumivelmente, nos impede de piscar o TPMS ECU porque não há como o computador transferir as informações para o veículo.

Talvez aqueles que tiveram sucesso em registrar IDs TPMS com um cabo falsificado tenham encontrado um com um pino 15 ativo?

Attachments

#54 ·
Peço desculpa se isto já foi abordado, pesquisei no fórum mas não encontrei uma resposta (aqui ou em qualquer outro lugar).

Em 2 de outubro, substituí os pneus do meu '13 RAV4 XLE. Mesmo tamanho, etc. etc. Todos os sensores estão ativos e transmitindo (eu literalmente acabei de mandá-los verificar novamente há uma hora), eles foram verificados por 3 lugares diferentes, e todos veem a mesma coisa. No entanto, não consigo desligar a luz do TPMS. Quando tentamos redefinir o "registro" dos sensores, ele é bloqueado pelo código DTC C2126... o código que diz que eles não estão conectando (duh... eu sei disso)! Levei a 2 mecânicos diferentes (além dos 3 locais de pneus) que limparam os códigos DTC e tentaram ressincronizar, mas o código DTC aparece imediatamente (não o atraso que os manuais do TPMS dizem que deveria acontecer). Estou no meu limite!

Isso aconteceu uma vez antes, quando troquei os freios, mas dessa vez mandei trocar os freios pela Toyota e eles entraram e fizeram sua mágica, o que incluiu novos sensores, de graça (sem admitir que algo estava errado, é claro, eles alegaram que não sabiam o que aconteceu). Desta vez, eles estão me cobrando um mínimo de US$ 130 apenas para executar o diagnóstico para descobrir o que eu já sei. Só posso imaginar quanto custaria seu "conserto" (estou supondo pelo menos 5 novos sensores e talvez até mesmo um novo computador brilhante). UGH!!!!!! Quaisquer ideias sobre as próximas etapas seriam apreciadas.

Obrigado,
Wendy
Estou com o mesmo problema, substituí todos os 4 sensores e a ecu do tpms ainda não funciona, você resolveu o problema?